Resolução de problemas do motor VW TDI

Escrito por alexis lawrence | Traduzido por thiago andre scarani
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Resolução de problemas do motor VW TDI
Resolva os problemas simples do VW TDI (dashboard with speed meter image by robert paul van beets from Fotolia.com)

Se não quiser levar o seu TDI na concessionária toda vez que tiver algum problema, certamente vai querer aprender a resolver alguns dos problemas mais simples em casa. Apesar de o TDI ser complexo e possuir muitas coisas que podem apresentar problemas, existem os que são mais comuns. Alguns pequenos problemas poderão ser resolvidos em casa, enquanto outros precisarão da ajuda de um especialista. Em todo caso, pelo menos você saberá qual é o problema.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Conheça o seu modelo específico de motor TDI. Os motores TDI são todos turbodiesel, mas existem várias versões diferentes. A versão dos Estados Unidos do Passat TDI de 1996 e 1997, por exemplo, usa o chassi B4, motor A3 e o turbocompressor Garret GT15, enquanto o Jetta TDI, fabricado entre 1997 e 1999 e vendido no mesmo país, utiliza o mesmo motor A3, mas um turbocompressor KKK K03-006. Os componentes usados no seu modelo estarão listados no manual do proprietário ou na ficha de montagem do veículo, que fica no porta-malas, perto do estepe. Se o código do motor listado nessa ficha for 1Z, trata-se do motor A3, com turbocompressor Garret GT15.

  2. 2

    Se o motor não estiver ligando ou estiver demorando para ligar, verifique o fornecimento de energia. Para isso, coloque o carro em ponto morto e, caso o câmbio seja manual, pise na embreagem até o fundo. Gire a chave até a posição "Run" e veja se as luzes da injeção e da vela aquecedora de diesel acendem. Se não acenderem, o motor não está recebendo energia e deve-se trocar a bateria.

  3. 3

    Veja se o motor está girando. Se as luzes acenderem no teste anterior, o problema não deve ser a bateria. Gire a chave até a posição que liga o motor. Se o motor fizer um barulho como se estivesse tentando ligar, o problema pode estar nas conexões entre o motor e a bateria. Verifique se os cabos estão corroídos e substitua-os, se estiverem. As conexões também podem simplesmente terem soltado. Aperte-as e tente ligar o motor novamente. Esse sintoma também pode ser sinal de falta de combustível, então abasteça o veículo antes de tentar novamente.

  4. 4

    Verifique se há uma falha no relé 109. Se uma das duas luzes que verificamos anteriormente acende-se por alguns segundos e então se apaga, a falha pode ser nesse relé, que é responsável pelo fornecimento de energia para todos os sistemas eletrônicos do motor. Para verificar se há outro problema, deve-se, primeiramente, substituir esse relé. Se as luzes continuarem apresentando os mesmos sintomas, as causas mais comuns são o interruptor da ignição e o sistema de segurança do veículo. Se a luz da vela aquecedora acender sozinha, de forma intermitente, verifique as lâmpadas de freio, pois se uma delas estiver queimada, essa luz acenderá.

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    Se o veículo soltar fumaça enquanto acelera, verifique a qualidade do combustível. Passe a usar biodiesel e use, eventualmente, um aditivo para limpeza dos injetores de diesel, para resolver o problema.

  6. 6

    Não se preocupe com todo barulho estranho. Se ainda não estiver acostumado com o TDI, pode-se estranhar alguns barulhos que não ouvia em seu carro anterior. Muitos deles são normais, como os barulhos oscilantes ao desligar o motor, devido à válvula antivibrações. Barulhos de clique vindos do compartimento do motor são devido às válvulas de controle de pressão do turbo e de recirculação dos gases de escape, que ligam e desligam normalmente durante a operação do veículo. Também podem haver alguns cliques vindos da coluna de direção, mas também são normais, e significam que o veículo está funcionando corretamente.

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