×
Loading ...

Como retirar o verniz de uma guitarra

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Remoção do verniz de uma guitarra envolve o uso de um descascador químico. Usando um descascador químico pode-se dissolver e gentilmente raspar o verniz de nitrocelulose sem perturbar o corpo da guitarra. Você pode, então, lixá-lo até a madeira nua e aplicar mais tinta, se desejar. Pode-se deixá-lo do jeito que está para um aspecto inacabado popular, ou começar de novo e construir um outro acabamento em pintura. É possível descascar uma guitarra sem remover seu equipamento.

Instruções

Use descascadores para remover o verniz (electric guitar image by Rebel from Fotolia.com)
  1. Retire as cordas, escudo, controles de volume e tons e as chaves sintonizadoras da guitarra. Tape os captadores, as entradas, o cavalete e a ponte flutuante. Cubra-os completamente com fita adesiva, cortando em torno das bordas da fita com uma faca.

    Loading...
  2. Aplique uma pequena quantidade de descascador no corpo da guitarra com a escova. Faça um círculo molhado de 7,5 cm de diâmetro e deixe o descascador assentar por 15 minutos.

  3. Raspe o descascador com o bastão, empurrando-o em direção ao centro do círculo com o bastão. Se ele não raspar até a madeira do corpo da guitarra, aplique outra camada fina de descascador e deixe assentar por 15 minutos.

  4. Esfregue o descascador no centro do círculo. Limpe-o com um pano macio. Tome nota de quanto tempo levou para que ele dissolvesse o verniz. Escove o descascador em um lado do corpo da guitarra. Deixe-o assentar o tempo necessário anotado.

  5. Raspe o descascador a partir do centro do corpo até o exterior. Como ele forma globos de gel, raspe-o para fora da borda do corpo. Quando um lado estiver nu, vire-o, reaplique o descascador nesse lado e raspe, em seguida, as bordas até que o corpo esteja completamente livre de verniz. Limpe-o com um pano macio para remover quaisquer resíduos de descascador.

Loading...

Dicas

  • Use pequenos bastões afiados para raspar o verniz nas bordas com fita adesiva e em curvas fechadas. Deixe a guitarra secar e, em seguida, lixe levemente com lixa 180, ou lixe a tinta com lixa 100.

Aviso

  • Use sempre luvas de borracha e proteção respiratória próximo à descascadores químicos, utilizando-os em uma área bem ventilada. Não deixe que caia em sua pele ou em qualquer lugar. Coloque jornais para impedir que o descascador danifique tampos de mesa e móveis.

O que você precisa

  • Fita adesiva
  • Descascador químico
  • Pincel
  • Bastão plano
  • Pano
Loading ...
Loading ...