Roupas ciganas do século 15 para homens

Escrito por katie christiansen | Traduzido por henry alfred bugalho
Roupas ciganas do século 15 para homens
As roupa ciganas eram vestidas por funcionalidade e conforto, mas tinham seu próprio detalhe que as faziam distintivamente ciganas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

As roupas vestidas na metade do último milênio pelos Romani, o nome politicamente correto do povo conhecido como ciganos, conjuram imagens românticas de mulheres ornamentadas com lenços multicoloridos e homens morenos em roupas ricamente tecidas e calças de linho. A realidade da roupa medieval utilizada por esse povo não se assemelha à ideia popular do cigano, mas incorporava tecidos populares, duráveis e mais facilmente disponíveis para a época e que complementavam os estilos da existência nômade dos ciganos.

Túnicas

Homens vestiam túnicas com bastante textura feitas de lã ou linho. Elas eram geralmente de cores claras e feitas de tecidos conhecidos pela leveza e durabilidade. Homens ciganos raramente vestiam roupas brancas, pois o processo de alvejar a roupa à mão no sol as fariam muito caras. As túnicas tinham golas decotadas e amarradas ao redor do pescoço, as mangas eram longas e soltas e não tinham punhos, mas ficavam soltas ao redor do pulso para não impedirem o trabalho.

Roupas ciganas do século 15 para homens
Túnicas de cores claras eram preferidas pelos homens ciganos (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Calças

Os homens ciganos no século 15 vestiam artigos de vestuários largos, ao contrário de muitas outras modas populares da sociedade. Calças largas eram vestidas sob a túnica. Como a túnica, essas calças podiam ser feitas de lã ou linho. O comprimento e o corte fluído as tornavam itens leves e confortáveis que complementavam o estilo de vida nômade. As calças eram apertadas na cintura sobre a túnica e tinham um corte reto e solto na perna.

Roupas ciganas do século 15 para homens
O linho era um dos tecidos favoritos dos ciganos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Bordado

A roupa cigana geralmente possuía bordado no pescoço ou no cinto. Esse bordado assemelhava-se ao bordado em negro moderno, uma forma de ponto que usa fios negros. Padrões intrincados eram, às vezes, bordados ao redor da gola, cintura ou na barra na túnica. O fio negro mostrava ousados padrões ciganos sobre o tecido mais claro de linho ou lã.

Roupas ciganas do século 15 para homens
Bordado intrincado adornava as túnicas e capas dos ciganos (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Acessórios

Uma capa era geralmente usada sobre as simples calças e túnica. A veste estilo toga era usada amarrada sobre um ombro e bordada na costura. Usavam-se poucas joias, excetuando alguns brincos de argola ou braceletes para homens e mulheres. Grandes turbantes feitos de tecido enrolado eram frequentemente usados na cabeça.

Roupas ciganas do século 15 para homens
Simples brincos de ouro de argola adornavam as orelhas ciganas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível