Como a saúde da próstata causa impacto na incontinência?

Escrito por fred schubert | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a saúde da próstata causa impacto na incontinência?
Discuta quaisquer questões sobre incontinência com seu médico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Mudanças no estilo de vida, como beber menos líquido, idas ao banheiro mais regulares para evitar que a bexiga se encha, ou exercícios pélvicos especiais podem ajudar.

Uma próstata saudável é mais ou menos do tamanho de uma noz e fácil de ignorar. Conforme a idade avança, porém, a maioria dos homens vai passar por um aumento da próstata ou outros problemas relacionados, os primeiros sinais do que geralmente inclui sintomas no trato urinário. Um desses sintomas pode ser a incontinência urinária — o vazamento acidental da urina — que ocorre em até 15% dos homens com mais de 60 anos devido a doenças na próstata ou outras causas médicas.

Anatomia

Por conta da proximidade entre a próstata e a uretra, os problemas na próstata costumam causar sintomas urinários. Conforme sua bexiga se enche, ela envia um sinal nervoso para indicar que está na hora de urinar. Os músculos na parede se contraem para ajudar a esvaziar a bexiga, e o esfíncter muscular no colo da bexiga relaxa para liberar a urina para a uretra e para fora do pênis. A próstata fica perto do colo da bexiga e envolve a uretra, o que significa que mudanças no tamanho e formato da próstata pode diminuir o fluxo da urina e aumentar a pressão na bexiga, dificultando o esvaziamento. A dificuldade ao urinar e o esvaziamento incompleto da bexiga costumam acontecer, causando assim a incontinência.

Inflamação

Uma condição inflamatória chamada prostatite pode causar sensibilidade e inchaço na sua próstata. A próstata inchada pressiona a uretra, bloqueando o fluxo normal de urina. Irritações nos músculos da bexiga e infecções no trato urinário também podem ocorrer. Os sintomas incluem dor pélvica, micção dolorosa ou difícil, necessidade de urinar com mais frequência ou repentinamente e, às vezes, incontinência. A prostatite pode ser causada por uma infecção bacteriana, mas com frequência, nenhuma causa exata é encontrada e os sintomas podem durar meses.

Aumento do tamanho

A hiperplasia prostática benigna, ou HPB, é um aumento não-cancerígeno da próstata, afetando mais da metade dos homens com 60 ou mais e até 90% dos homens com mais de 70 anos. Conforme a próstata cresce, ela comprime a uretra e pode evitar que a bexiga se esvazie por completo. Com o tempo, uma bexiga muito cheia fica muito esticada e mais propensa a vazar. Outros sintomas comuns da HPB incluem dificuldade ao urinar; necessidade mais frequente de urinar, especialmente à noite; fluxo de urina lento; ainda sentir a necessidade de urinar logo após fazê-lo; e desejos fortes e repentinos de urinar.

Tratamentos de câncer

Embora o câncer de próstata geralmente não causa incontinência, os tratamentos podem causar. A remoção cirúrgica da próstata, chamada prostatectomia radial, também remove parte da uretra, durante a qual o dano ao esfíncter da bexiga pode ocorrer. Incontinência por algumas semanas a vários meses depois da cirurgia é comum, mas incontinências a longo prazo ocorrem em menos de 10% dos pacientes. Alguns tratamentos com radiação também podem irritar ou danificar a bexiga, levando à incontinência.

Abordagens sobre a incontinência

Caso ache que possa ter sintomas urinários devido a um problema na próstata, discuta suas preocupações com seu médico. Muitas opções de tratamento diferentes estão disponíveis, dependendo do tipo de problema na próstata que você tem e a severidade dos seus sintomas. Para incontinência temporária ou leve, você pode usar roupas íntimas descartáveis ou fraldas absorventes. Mudanças no estilo de vida, como beber menos líquido, idas ao banheiro mais regulares para evitar que a bexiga se encha, ou exercícios pélvicos especiais podem ajudar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível