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Os segredos para realizar uma boa propaganda

O ditado já diz que a propaganda é a alma do negócio. Essa máxima dos cursos de publicidade e administração baseia-se na ideia em que apenas as marcas e empresas que são vistas são lembradas pelos consumidores e clientes em potencial. No entanto, mesmo a maior empresa do mundo pode ser vítima de uma propaganda mal planejada ou lançada em um momento desfavorável. Nesse caso, o que era para ser uma ferramenta de marketing capaz de alavancar bons negócios acaba sendo uma inimiga. Por isso, é importante compreender bem os princípios por trás de uma boa propaganda e buscar algo de original que possa destacar seu negócio da acirrada concorrência de mercado.

Uma boa propaganda pode destacar sua empresa das demais (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Tornar a marca pública

O principal segredo na hora de pensar sobre a propaganda ideal para seu negócio é refletir sobre de que forma ela pode fazer com que clientes e consumidores conheçam melhor a marca. Mais do que oferecer serviços, a boa propaganda divulga a empresa. Por isso, o primeiro passo deve ser investigar o público-alvo de seu negócio. Só assim a propaganda será efetiva. De nada adianta oferecer um produto para pessoas que não possuem o menor interesse nele. Investir em pesquisas de marketing e conhecer seu público é o primeiro passo para realizar uma propaganda de sucesso.

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Mais do que oferecer serviços, a boa propaganda divulga a empresa (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)

Contar uma estória

Uma propaganda nada mais é do que é uma forma de contar histórias curtas. Não é a toa que boas propagandas evocam sentimentos no receptor, sejam elas veiculadas no jornal, rádio, TV, internet ou novas mídias. E elas fazem isso por meio de técnicas de storytelling. Publicitários de sucesso perceberam que as pessoas podem se relacionar com marcas e empresas de uma forma mais pessoal. Por isso, envolver o cliente na propaganda é uma medida que contribui para despertar o interesse. É por isso que boas propagandas contam histórias, evocam sentimentos e, não raro, provocam diversão e reflexão.

Uma propaganda nada mais é do que é uma forma de contar histórias curtas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Estrutura e linguagem

Basicamente, uma propaganda é composta por elementos que têm o poder de capturar a atenção da audiência. Esse é o primeiro passo para que o público conheça melhor a marca ou a empresa. Entre as principais características está a estrutura e a linguagem da propaganda. Uma propaganda bem estruturada vai gerar interesse crescente e curiosidade suficiente para que as pessoas procurem saber mais, seja na hora de experimentar o produto, seja na hora de acessar o site oficial da empresa. Além disso, é fundamental que ela se adapte às mídias escolhidas para veiculação. Por sua vez, uma propaganda que fale a língua de seu público é muito mais poderosa.

É preciso refletir sobre os valores que a empresa decide transmitir na propaganda (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Valor agregado

Mais do que vender produtos, a propaganda tem o poder de oferecer aos consumidores parte da missão e dos valores da empresa. E, junto com eles, agregar valores e oferecer benefícios ligados à marca. Especialistas apontam que o elemento mais importante para uma empresa é passar a sensação de confiança para os clientes. De fato, confiança é um dos valores agregados mais importantes na hora da chamada propaganda boca a boca, que acontece quando os próprios clientes satisfeitos fazem uma propaganda espontânea para os conhecidos. Por isso, o ideal é refletir bem sobre quais valores a empresa pretende transmitir junto com a propaganda.

O elemento mais importante para uma empresa é passar a sensação de confiança para os clientes (Paula Bronstein/Getty Images News/Getty Images)
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Referências

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