Seis tipos básicos de decoração de bolos

Escrito por angela tedson | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Seis tipos básicos de decoração de bolos
Decorações de bolos de casamentos normalmente combinam o melhor do fondant, cobertura e flores (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)

A maioria dos padeiros opta primeiro por cobrir com glacê ao decorar bolos, mas esse não é o único modo de embelezar os bolos para festas especiais. Alguns métodos, como fondant drapeado, exigem um pouco mais de experiência do que simplesmente aplicar glacê com um saco de confeitar. Outros tipos como cobrir o bolo com frutas ou doce, são simples o bastante para padeiros inexperientes ou até mesmo crianças conseguirem.

Outras pessoas estão lendo

Glacê

Talvez a mais comum das decorações de bolos, o glacê, os cobre suavemente e tem um sabor gostoso também. Quando aplicados com diversas pontas que dão formas de padrões, o glacê pode se tornar flores, babados, animais, letras, rendas ou um modelo detalhado de cesta tecida. Tinja glacê cozido ou uma cobertura tradicional de creme de manteiga com cores em gel fabricadas com este propósito.

Fondant

Mais duro do que o glacê e com uma consistência parecida com massa de biscuit, folhas de fondant enroladas proporcionam uma superfície uniforme suave como a seda para decorar. Tinja o fondant misturando glacê colorido nele, depois você pode cortar ou moldar o fondant em uma quantidade infinita de formas, incluindo flores, folhas, arabescos, cordas e babados.

Doces e nozes

De balas de goma e anéis de geleia até raspas de chocolate, aplicar doces criam um modo simples e colorido de decorar bolos, especialmente aqueles feitos para crianças. Balas de goma em finas fatias tornam-se pétalas de flores enquanto doces revestidos de chocolate proporcionam um padrão de bolinhas. Nozes picadas ou inteiras são enfeites tradicionais de bolos apresentados em muitas receitas étnicas, como as nozes picadas pressionadas nas laterais e em cima de um bolo de creme italiano.

Cobertura em pó

Uma das técnicas de decorações de bolos mais simples envolve polvilhar a superfície de um bolo com açúcar de confeiteiro ou cacau em pó. Para atingir um visual decorativo, coloque levemente um papel ou uma renda em cima do bolo como molde, depois peneire o pó uniformemente sobre toda a superfície até que todos os orifícios estejam cobertos. Levantar o molde cuidadosamente resultará em um padrão delicado de renda em cima do bolo.

Frutas

Frutas coloridas proporcionam uma decoração nutritiva sobre os bolos. Frutinhas, uvas, kinkans e outras frutas pequenas funcionam bem como decoração de bolos e ficam ainda mais bonitas quando são pinceladas em claras em neve e em seguida polvilhadas com açúcar para lhes dar uma aparência de congeladas. Tiras enroladas de cascas de laranja e limão proporcionam cor e perfume para suas decorações de frutas, ou parecem festivas quando usadas sozinhas com uma decoração simples.

Flores

Além das flores feitas de glacê ou fondant, os padeiros também podem enfeitar bolos com flores reais, com suas pétalas simples ou açucaradas. As flores comestíveis incluem margaridas, amores-perfeitos, rosas, lavandas e violetas. Até mesmo as flores comestíveis podem exceder - seus sabores são fortes - então use-as com moderação. Evite flores que tenham sido expostas a pesticidas e avise os clientes alérgicos para retirarem as flores antes de comer o bolo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível