As semelhanças entre larvas e lagartas

Escrito por jane ellis | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As semelhanças entre larvas e lagartas
Apesar de parecerem diferentes, larvas e lagartas são semelhantes de diversas maneiras (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Uma delas come matéria orgânica morta e em decomposição e se transforma em uma mosca, enquanto a outra se alimenta de néctar e se transforma em uma borboleta ou mariposa. Surpreendentemente, embora a maioria das pessoas despreze larvas e moscas, mas tolera ou gosta de lagartas, borboletas e mariposas; esses dois estágios larvais têm muito mais em comum do que muitos acreditam.

Outras pessoas estão lendo

Ambas nascem de ovos

Tanto lagartas quanto larvas nascem de ovos. Dependendo da espécie, as moscas botam seus ovos em esterco ou matéria orgânica morta ou em decomposição. Algumas moscas, como as do gênero Gastrophilus, colocam seus ovos em feridas abertas de animas, incluindo seres humanos. Outras espécies de moscas irão colocar seus ovos em outras superfícies, como em lençóis encharcados de urina ou em outros insetos.

As borboletas botam os ovos no tipo de planta que as lagartas irão usar para se alimentarem ao nascerem. As mariposas colocam seus ovos em diversas localizações, dependendo da espécie. Por exemplo, as traças colocam seus ovos em tecidos, enquanto a mariposa cigana pode botar seus ovos em madeira ou folhas.

Ambas apresentam um estágio de ninfa

Embora muitas pessoas acreditem que as borboletas produzem casulos, elas na realidade formam crisálidas. As mariposas, por outro lado, produzem casulos. Estes são envoltórios sedosos produzidos ao redor de seu estágio de ninfa. A maioria das lagartas ficará em seu envoltório por uma ou duas semanas até que esteja pronta para emergir como borboleta ou mariposa, embora algumas espécies passem todo o inverno em seu estagio de ninfa. As larvas também apresentam estágio de ninfa. Um envoltório duro se forma ao redor da pupa, e uma mosca eventualmente emerge. O estágio de ninfa pode variar muito, dependendo do clima e da espécie de mosca.

Metamorfose

As formas adultas de lagartas e larvas se parecem e agem de maneira diferente dos estágios larvais. Tanto lagartas quanto larvas emergem do estagio de ninfa com asas, sendo quatro para as borboletas e mariposas e duas para as moscas. Diferente do estágio da lagarta, as borboletas e mariposas não mastigam e comem folhas. Em vez disso elas se alimentam de néctar através de uma probóscide. Dependendo da espécie, as moscas nem mesmo se alimentam, como as do gênero Gastrophilus. Enquanto outras, como a mosca doméstica, possuem uma probóscide como a borboleta e podem se alimentar apenas de líquidos. As lavas, por outro lado, tipicamente se alimentam de matéria orgânica ou carne em decomposição.

Ambas tem sido usadas por seres humanos

Lagartas e larvas têm sido usadas pelos seres humanos para diferentes propósitos, até mesmo para alimentação. Por exemplo, o verme mopane, a lagarta da mariposa imperador, é um regalo popular na África. Os casulos de bichos da seda, que também são lagartas e não vermes, são usados para produzir seda.

Ao longo dos anos, as larvas, especialmente as da mosca varejeira, têm sido usadas por médicos para se alimentarem de tecido morto de feridas abertas. A terapia com larvas ajuda a prevenir a gangrena, removendo o tecido morto e livrando as feridas de bactérias nocivas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível