Por que seus seios estão doloridos e inchados?

Escrito por frank friedman | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que seus seios estão doloridos e inchados?
Dor e inchaço nos seios são os sintomas mais comuns nessa região do corpo (Pixland/Pixland/Getty Images)

Dores e inchaço nos seios representam a maior parte dos problemas nas mamas. À medida em que seus seios incham e ficam mais frágeis, você poderá se preocupar com câncer e gravidez. A verdade é que existe uma variedade de condições que podem resultar na dor nos seios. Antes de se alarmar, considere algumas das causas mais comuns.

Outras pessoas estão lendo

Puberdade

Se tiver entre 10 e 14 anos, você pode estar entrando na puberdade. Enquanto seu corpo entra na fase adulta, você pode experimentar dores e inchaços devido ao desenvolvimento das mamas. Fique tranquila, isso é completamente normal e vai desaparecer com o tempo. Considere que são dores do crescimento. Essa condição pode afetar também os meninos durante a puberdade. Sendo um adolescente, você pode ter sensibilidade e inchaço em torno ou abaixo de seus mamilos. Essa condição, conhecida como ginecomastia, deve desaparecer em questão de semanas.

Ciclo menstrual

Seu ciclo menstrual prepara seu corpo para uma possível gravidez, todos os meses. Quando seu ciclo progride, os hormônios são liberados, o que causa inchaço nas mamas e retenção de líquido. Isso pode resultar em uma dor que deve diminuir à medida em que seu período começa

Controle de natalidade

Se você começou a tomar um contraceptivo oral recentemente, há chances de seu corpo estar fora do lugar. Contraceptivos bagunçam o seu nível de hormônios. Um resultado possível é dor e inchaço nos seios. À medida em que seu corpo se adapta ao novo contraceptivo, essa condição pode diminuir. Senão, relate o fato ao médico que prescreveu o remédio.

Gravidez

Seios doloridos e inchados são os primeiros sinais de gravidez. Enquanto seu corpo se prepara para o bebê, os canais de leite se expandem e se enchem de leite. Quando incham, seus seios ficam especialmente frágeis em torno dos mamilos. Essas mudanças não são motivo de alarme e requerem costume. Isso pode durar no período do nascimento e da amamentação. Seios sensíveis podem proporcionar vantagens extras nas relações sexuais. Ainda, muitas mulheres acham que seus seios maiores são uma das mais positivas partes da gestação - então aproveite enquanto durar.

Menopausa

Enquanto seu ciclo menstrual chega ao fim, você pode achar que seus seios estão passando por coisas inesperadas, como inchaço e dores crescentes. Fale com seu médico sobre um meio para equilibrar seus hormônios, o que deve resolver o problema.

Câncer de mama

Você deve levar o câncer de mama a sério. Porém, dores nos seios raramente são sintomas dessa doença. Tipicamente, inchaço e dor resultam de condições diferentes. Mesmo assim, você precisa fazer exames regulares para detectar mudanças em seus seios. Se o inchaço nas mamas for resultado de caroços, você precisa ir ao médico imediatamente. Lembre, o único jeito de descartar a possibilidade de câncer é submetendo-se ao exame de mamas por um médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível