Shake de fibras caseiro

Escrito por christopher hall | Traduzido por amanda cabral

O ingrediente principal em bebidas de fibra é, na maioria da vezes, o psílio (psyllium), que é um tipo de fibra insolúvel. Algumas bebidas contêm fibra de trigo como ingrediente principal. Pode-se imitar essas bebias vendidas em lojas, fazendo seus próprios shakes de fibra em casa, utilizando psyllium, que pode ser comprado a granel, ou usando um liquidificador, batendo frutas e vegetais ricos em fibras.

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Tipos de fibras

De acordo com a American Heart Association, o ser humano necessita de dois tipos de fibras em sua dieta: as solúveis e as insolúveis. A fibra solúvel ajuda a diminuir o risco de doença cardiovascular. A aveia é o grão que contém a maior quantidade de fibra solúvel. Outras fontes de fibras solúveis incluem a polpa de maçã, feijão, arroz, frutas cítricas e morango. A fibra insolúvel ajuda a diminuir o risco de doença cardiovascular e fornece uma sensação de bem-estar. Alimentos como pães de trigo integral, cenoura, nabo e beterraba são fontes de fibras insolúveis . Segundo o site Colorado State Extension, recomenda-se atualmente cerca de 14 g por mil calorias ingeridas de fibra dietética. Então, em uma dieta de 2.500 calorias, 35 g devem ser de fibra dietética. Nos dias de hoje, um cidadão comum, consome 14 g de fibra por dia, sendo esse valor não suficiente para uma dieta saudável. Bebidas com fibras dietéticas são uma boa maneira de ingerir fibras.

Bebida de psílio

De acordo com University of Maryland Medical Center, nos Estados Unidos, o psílio é o principal ingrediente da bebida Metamucil. O psyllium é uma fibra solúvel que vem das sementes e cascas de um tipo de banana cultivada na Índia, e é comumente usado na Ásia, Europa e América do Norte para tratar a constipação intestinal. Essa fibra é facilmente encontradas em lojas de produtos naturais. É possível comprá-la a granel em uma loja de produtos naturais e até mesmo online. Fazer o seu próprio shake de fibras com psílio é muito fácil. Basta adicionar 2 colheres e meia de chá de psílio em um copo de água morna e beber, antes que o psyllium se expanda e se transforme o líquido em um gel. Ao tomá-lo, lembre-se de beber de seis a oito copos de água durante todo o dia, para evitar a prisão de ventre.

Shakes de fibras com frutas e vegetais

Maçãs contêm uma grande quantidade de fibras. Segundo a U.S. Apple Association, uma maçã do tamanho de uma bola de tênis contém 5 g de fibra dietética. Busque os sucos de maçã que contêm polpa, pois estes terão muitas fibras. Se possuir um liquidificador ou processador, faça seus próprios sucos de maçã, pois estará ingerindo grandes quantidades de fibras. Misturando suco de maçã com psílio, poderá melhorar o sabor e aumentar a quantidade de fibras em sua bebida. Escolha outras frutas e legumes para fazer as suas próprias bebidas com fibras. É importante que faça esses shakes com as frutas inteiras, já que aquelas industrializadas não possuem a quantidade de fibras suficiente. Adicione psyllium a qualquer umas dessas bebidas para aumentar a sua ingestão de fibras.

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