Mais
×

O que significa "capstone"?

Atualizado em 19 julho, 2017

"Capstone" é um termo do inglês que significa uma pedra (stone) que cobre (caps) algo. No entanto, ao longo do tempo, este termo tem realmente desenvolvido vários significados e usos diferentes.

Um exemplo de "capstone" seria o topo de uma pirâmide (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Na arquitetura

Em sua essência, "capstone" é definido como a pedra do topo (ou um conjunto de pedras) sobre uma estrutura, como uma parede ou construção. A origem da palavra vem de um período em torno dos séculos XV e XVII. No entanto, talvez o exemplo mais conhecido de "capstone" seria encontrado nas antigas pirâmides egípcias. Neste caso, o "capstone" seria o topo do triângulo. Para uma melhor imagem mental, pense na pirâmide na parte de trás de uma nota de dólar dos EUA. A parte que possui um olho seria o "capstone".

Na arquitetura (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Como uma metáfora

Levando-se em conta o significado físico de "capstone", as pessoas, em seguida, começaram a usá-la como uma metáfora para coroação. Por exemplo, quando se fala sobre a carreira de um atleta profissional, você poderia dizer que ganhar um campeonato seria o "capstone" de sua carreira. Outra maneira de pensar é como um ponto alto, caso em que poderia pertencer a um único evento, e não apenas uma carreira.

Como uma metáfora (Al Bello/Getty Images Sport/Getty Images)

Universidade do Alabama

A Universidade do Alabama é muitas vezes referida como "The Capstone" por funcionários da universidade, alunos e ex-alunos.

Isto deriva de uma declaração feita em 1913 por G.H. Denny, então presidente da universidade, na qual ele disse que a universidade foi a "'capstone' do sistema de ensino público do estado".

A partir disso, o Conselho de Liderança Estudantil da universidade escreveu o "Capstone Creed", que é uma promessa feita por calouros no início de cada ano letivo. Neste credo, os estudantes prometem representar os valores condizentes de uma instituição que se chama "The Capstone".

Universidade do Alabama (Kevin C. Cox/Getty Images Sport/Getty Images)

Cursos "Capstone"

No mundo acadêmico, alguns lugares oferecem o que é chamado de um curso "capstone."

Um curso "capstone" é geralmente tomado no último ano de um programa e destina-se a mostrar um conhecimento abrangente do assunto estudado em vários cursos ao longo da carreira acadêmica de um aluno. Isso geralmente é feito através de um grande projeto ou tese que representa a culminação de toda a aprendizagem do aluno.

Cursos "capstone" (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Outros usos

Com "capstone" tendo a conotação de ser o ápice ou topo de algo, muitas empresas têm se nomeado "Capstone" para tentar vender o ponto em que eles acreditam que são a epítome da excelência em seu campo.

Outros usos (Kevin Moloney/Getty Images News/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article