O que significa uma taxa de dados de 8.000 Kbps em um filme Blu-ray?

Escrito por nicole martinez Google | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa uma taxa de dados de 8.000 Kbps em um filme Blu-ray?
Filmes atuais e antigos estão sendo lançados em Blu-Ray (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Muitos filmes atuais são lançados em Blu-rays e mesmo alguns clássicos são remasterizados em DVDs Blu-ray. Esses discos prometem vídeo de qualidade até maior do que a dos DVDs de alta definição. Essa qualidade resulta em mais informação por quadro, o que pode ser visto na taxa de dados do filme. Os filmes em Blu-ray oferecem uma taxa de dados máxima de 40 megabits por segundo, mas que pode ser menor.

Outras pessoas estão lendo

Taxa de dados

A taxa de dados é um número que descreve a quantidade de bits processados durante um determinado quadro de tempo. Tipicamente, esse valor é expresso em bits, kilobits ou megabits por segundo, conforme o nome sugere. A taxa de dados é escrita com a unidade por segundo. Por exemplo, um filme em Blu-ray pode ter uma taxa de 80.000 kilobits por segundo, ou Kbps.

Taxas comuns

Vários tipos de mídia têm diferentes padrões de taxa de dados. Por exemplo, os arquivos de áudio MP3 estão disponíveis na faixa entre 32 Kbps e 320 Kbps. As informações de TV de alta definição em 720p têm uma taxa de dados de 19 Mbps, enquanto que os DVDs de alta definição têm uma taxa ainda maior, de 29,4 Mbps. Finalmente, os discos Blu-Ray têm uma taxa de dados máxima de 40 Mbps ou 40.000 Kbps. Como as mídias podem vir em uma faixa de taxa de dados, o seu filme Blu-ray pode ter 8.000 Kbps ou 8 Mbps, ou alguma taxa entre esses valores.

Considerações

Uma taxa de dados de 8 Mbps é um tanto baixa para um filme em Blu-ray. De fato, ela é mais baixa do que a de um DVD padrão, de 9,8 Mbps. Se alguém estiver tentando vender um cópia pirata de um filme e afirma que ele está em Blu-ray com uma taxa de 8.000 Kbps, essa pessoa não está sendo verdadeira. Esse filme pode ter uma qualidade de imagem pior que quaisquer outros filmes em alta definição ou em Blu-ray, e isso fica mais evidente ainda em televisores maiores. Contudo, se você está vendo o filme em um notebook ou DVD player portátil, pode não notar a diferença na qualidade. Além disso, é importante ter em mente que a taxa de dados varia ao longo do filme, portanto, ela pode ter período de altas e baixas.

Significância

Em termos gerais, quanto maior a taxa de dados, maior o tamanho do arquivo do filme. Portanto, baixar filmes em alta definição ou em qualidade Blu-ray tomará mais tempo do que baixar filmes em definição padrão, bem como passá-los ou transferi-los dos discos para computadores. Os discos Blu-ray têm capacidade de 25 gigabytes se forem de camada única (single layer) ou 50 gigabytes se forem de camada dupla (dual-layer), comparados com a capacidade de 8,5 gigabytes de um DVD dual-layer. Se você deseja transferir arquivos de vídeo com alta taxa de dados a um disco, considere um disco de Blu-ray por essa razão e espere um tempo de gravação maior, pois o disco contém mais informação. Contudo, um filme Blu-ray com baixa taxa de dados pode continuar cabendo em um disco de DVD.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível