Qual é o significado do protocolo de comunicação TCP/IP?

Escrito por saifuddin abdullah | Traduzido por juarez jr.
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o significado do protocolo de comunicação TCP/IP?
O TCP/IP tem muitas camadas (Network connection image by Fantasista from Fotolia.com)

O protocolo de comunicação Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) é um conjunto de regras e regulamentos definidos principalmente para transferência de dados entre diferentes nós e redes de forma regularizada. A frase "transferência de dados" tem um significado amplo, e abrange todo e qualquer processo envolvido na transferência de bits de dados de um computador para outro (dentro e fora de uma rede). Por este motivo, o protocolo TCP/IP define algumas camadas hierárquicas, que trabalham no sentido de tornar o processo de comunicação de dados uma tarefa organizada e regularizada.

Outras pessoas estão lendo

Camada 1 (Físico)

Nesta camada, o TCP/IP, define todas as normas requeridas para iniciar a transferência de ficheiros de dados. Esta camada apenas lida com todos os componentes físicos, incluindo placas de rede, meios de transmissão e vários outros elementos da rede. Além disso, a camada física também regula outros aspectos importantes de transferência de dados, como a taxa de dados, sinalização de tipo e métodos de codificação e decodificação de dados. Geralmente, a camada física define todas as medidas necessárias para o início das sessões de comunicação nos terminais de rede (por exemplo, computadores).

Camada 2 (Acesso à Rede)

A camada de acesso à rede é exclusivamente dedicada a estabelecer uma ligação entre a transferência de dados do computador e da rede, com a qual o computador está ligado. Nesta camada, o protocolo TCP/IP atribui esquemas de endereçamento (endereços IP) para cada elemento da rede, para identificar os nós distintos. Além disso, através deste processo, a ambiguidade da rede é eliminada e todos os computadores conectados a ele obtém sua própria identidade. Qualquer rede que não está conectada à redes externas pode ser definida como uma rede operando sobre uma camada de acesso à rede.

Camada 3 (Interconexão)

O protocolo TCP/IP emprega uma camada de interconexão quando dois ou mais computadores em redes diferentes têm a intenção de compartilhar dados entre si. Nesta fase, o protocolo TCP/IP utiliza um sub-protocolo, chamado de "Protocolo de interconexão" para iniciar e manter uma sessão de comunicação. A camada de interconexão envolve lidar com diferentes elementos de rede (computadores, switches, etc), incluindo agentes de comunicação intermediários, que são conhecidos como roteadores. Estes roteadores são utilizados para interligar duas redes diferentes, umas com as outras (devido às comunicações extensas).

Camada 4 (Transporte)

A camada de transporte é uma camada operacional pura do protocolo TCP/IP. Esta camada, independentemente do tipo de comunicação, procura gerir o fluxo de dados de uma ponta à outra de uma maneira confiável. Especificamente afirmando, a camada de transporte lida com operações, como garantir o processo de transferência de dados, monitorando e organizando os bits de dados, assegurando a confiabilidade da conexão e reconhecendo ambas as extremidades da comunicação, em relação ao processo da transferência de dados. Nesta camada, o protocolo TCP/IP usa um sub-protocolo chamado Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão, TCP) para operações de movimentação.

Camada 5 (Aplicação)

Um usuário inicia e termina o processo de comunicação e transferência de dados através da camada de aplicação. Protocolo TCP/IP emprega vários programas na camada de aplicação, que são dedicados a facilitar a interação com o usuário. Em geral, todos os programas de comunicação (como e-mail, transferência de arquivos, software de bate-papo, etc) são operados em uma camada de aplicação. Em outras palavras, um usuário final pode acessar todos os recursos e elementos (logicamente) da rede, interagindo por meio de programas da camada de aplicação. Por isso, esta camada é também conhecida como a camada de lógica de protocolo TCP/IP.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível