Qual é o significado da vacina DHLPP para cães?

Escrito por laura hunt | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o significado da vacina DHLPP para cães?
A vacina DHLPP é um modo efetivo para proteger seu animal de várias doenças (Puppy eyes image by Marfa Faber from Fotolia.com)

Normalmente conhecida como a vacina da cinomose, a vacina DHLPP previne várias doenças caninas. Embora não seja obrigatória por lei, ela é uma das mais importantes vacinas, pois inocula o animal contra parvo, uma doença comum e frequentemente fatal do intestino delgado. Ela é normalmente administrada como uma série de doses durante os primeiros meses do filhote e, em seguida, dada anualmente pelo resto da vida.

Outras pessoas estão lendo

Cinomose

A letra "D" de DHLPP significa cinomose, uma doença viral altamente contagiosa e que pode afetar vários órgãos, como cérebro, pele, olhos, trato intestinal e respiratório dos cães. Ela pode ser transmitida pelos fluidos corporais de animais infectados, incluindo secreções respiratórias. Devido à transmissão ser feita pelo ar, o vírus pode infectar rapidamente vários cães em canis ou centros de reprodução. A ampliação do uso da vacina tem contribuído para uma redução significativa na incidência dessa infecção.

Hepatite

A hepatite infecciosa canina, ou adenovírus canino tipo 1, é uma doença do fígado transmitida pelos fluidos corporais de animais infectados. As córneas deles podem aparecer nubladas ou azuladas, levando à expressão "hepatite do olho azul". Embora não exista tratamento para cães infectados, a doença poderá ser evitada com a vacinação.

Leptospirose

O "L" na sigla é para leptospirose, doença com muitas variedades, que atinge várias espécies, incluindo os seres humanos. A vacina imuniza o cão contra a canicola e variedades da icterohaemorrhagiae, mas outras cepas ainda podem afetar o cão. As bactérias penetram no animal através das mucosas ou de feridas abertas e podem resultar em febre, vômitos e desidratação. Infelizmente, alguns cães podem ter uma reação alérgica grave a esse componente da vacina DHLPP.

Parvo

Parvovirose é uma doença comum e muitas vezes mortal, no trato gastrointestinal, e vista com mais frequência em filhotes não vacinados. O vírus é altamente contagioso e transmitido através das fezes contaminadas pelo contato com um ambiente em que o vírus estiver presente. Os sintomas incluem perda de apetite, letargia, vômitos e diarreia grave. A vacinação DHLPP é a maneira mais eficaz para prevenir a ocorrência dessa infecção.

Parainfluenza

Parainfluenza canina representa o último "P", de DHLPP, e é a menos grave de todas essas doenças. É um vírus altamente contagioso, que irrita as vias respiratórias de cães infectados, causando tosse seca. Seus sintomas se assemelham aos da bordetella, vulgarmente conhecida como tosse dos canis, e pode ser facilmente transmitida entre os animais. Embora nenhuma vacina seja 100% eficaz, a administração regular é um excelente método de proteção contra essas cinco doenças caninas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível