Qual é o significado de variáveis em uma pesquisa?

Escrito por jack ori | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o significado de variáveis em uma pesquisa?
O hormônio sendo injetado em um destes tomates é uma variável controlada (genetic experiment image by NiDerLander from Fotolia.com)

Cientistas manipulam variáveis na pesquisa para testar suas hipóteses e aprender mais sobre como o mundo funciona. Diferente da álgebra, onde a palavra "variável" se refere a uma quantidade desconhecida que o matemático tenta identificar, na pesquisa científica as variáveis são qualquer fator ou condição que pode ser alterado durante o curso do experimento, como temperatura, tempo ou composição. Cientistas tentam alterar uma variável por vez para que as razões para os resultados do experimento sejam claras.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Na pesquisa, variáveis se referem a fatores ou condições que podem mudar durante o curso do experimento. Por exemplo, em um experimento para ver como diferentes condições afetam a temperatura na qual a água evapora, o tamanho do queimador e do pote usado, a quantidade de água, a temperatura na qual a água é aquecida e qualquer item adicionado à água são todos variáveis. Cientistas tentam mudar apenas uma variável por vez para que não haja dúvida sobre o que causou a mudança.

Tipos

Em qualquer experimento de ciências, existem três tipos de variáveis: independentes, dependentes e controladas.

As variáveis independentes são aquelas que o cientista manipula. Por exemplo, se ele está estudando como a adição de sal na água fria afeta quanto tempo ela leva para entrar em ebulição, a presença de sal é a variável independente.

A variável dependente é aquela que muda como resultado da mudança de uma variável independente. Se a água evapora mais rápido quando o sal é adicionado a ela, então o tempo que a água leva para evaporar é a variável dependente.

Variáveis controladas são aquelas que o cientista não quer alterar durante um experimento, como a quantidade de água utilizada, o tamanho do queimador e a temperatura do elemento de aquecimento.

Planejamento do experimento

Quando planejam experimentos, cientistas precisam decidir três coisas: que pergunta eles esperam responder, que tipos de resultados eles esperam conseguir e o que pode afetar os resultados. As respostas a essas perguntas os ajudam a determinar as variáveis independentes, dependentes e controladas no experimento. É especialmente importante garantir que as variáveis controladas sejam consideradas. Se o planejamento do experimento não levá-las adequadamente em consideração, os resultados do experimento poderão não ser válidos.

Fatores de confusão

Quando os resultados de um experimento puderem ser causados por variáveis controladas, estas serão conhecidas como fatores de confusão. É impossível determinar se os resultados de um experimento ocorreram devido à manipulação do cientista ou às variáveis independentes devido à falha no controle das outras variáveis.

Métodos

É melhor identificar as variáveis controladas antes de fazer um experimento para que elas possam ser verificadas quando for feito o planejamento dele. Depois de planejar um estudo, cientistas precisam considerar os resultados se suas hipóteses estiverem erradas. Isso ajuda a encontrar e planejar para variáveis controladas.

Depois do estudo estar completo, outros cientistas em diferentes áreas do país ou do mundo leem sobre ele e tentam repeti-lo. Se cientistas de outros lugares encontrarem resultados diferentes quando fizerem o mesmo experimento que foi realizado pelo primeiro cientista, isso sugere a presença de fatores de confusão, como a qualidade dos equipamentos, do ar ou dos materiais usados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível