Simbolismos das româs na Literatura

Escrito por nick callos | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Simbolismos das româs na Literatura
Româs são uma ferramenta literária útil que contém múltiplos signifcados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O simbolismo é um aspecto importante da literatura porque ajuda o leitor a descobrir significados mais profundos em um poema ou livro. Para entender um símbolo, um objeto tangível na literatura deve ser desvendado para revelar seu significado abstrato, conceitual. Frutas têm sido símbolos de longa data, desde o início da literatura, além disso, romãs têm sido usadas em simbolismo na literatura para os primeiros textos religiosos no oriente, bem como no ocidente. Mesmo alguns dos autores gigantes ocidentais, como Shakespeare e Homero, empregaram este poderoso símbolo das romãs em seu trabalho. O simbolismo de romãs na literatura tem uma longa história, e seu significado metafórico maior, remonta à Grécia Antiga.

Outras pessoas estão lendo

Antiga literatura grega

A romã aparece muitas vezes na mitologia grega. É mais famosa na história de Perséfone e é conhecida no mito grego clássico como um símbolo de fertilidade e generosidade. Para resumir a história, Hades, o rei do submundo, leva Perséfone para o submundo. Deméter, deusa das colheitas e mãe de Perséfone, ficou furiosa e parou o crescimento das plantações. Zeus então ordenou a libertação de Perséfone. Hades a obriga a comer sementes de romã antes de sair, e assim, a condena a viver no submundo por uma porção de cada ano. A partir de então, enquanto Perséfone está no mundo subterrâneo, o crescimento agrícola para e o mundo fica seco, quando ela retorna ao mundo, a terra começa a produzir uma abundância de plantas e flores. Assim, o fato de Perséfone ter comido as sementes de romã representa a mudança das estações, sua ascensão à terra representa a primavera e o rejuvenescimento; sua descida representa a aproximação do inverno e da morte. Assim, romãs simbolizam a fertilidade, ressurreição e frutificação, sendo também símbolo da importância da mudança dos tempos e das estações.

Literatura judaica

A romã é predominante em toda a Bíblia hebraica e hoje carrega consigo uma profunda tradição e significados simbólicos dentro da religião. Um dos batedores de Moisés que visitou a Terra Prometida trouxe de volta uma romã para provar que o lugar que ele tinha visto era abundante, diz-se que a coroa do Rei Salomão foi feita à imagem da coroa do fruto da romã; acredita-se que os pilares principais do Rei Salomão também eram decorados com romãs. Romãs, na literatura da Bíblia hebraica, são a personificação da fecundidade, beleza, honra e sagacidade. Também pelo fato de a fruta ter sido frequentemente associada ao Rei Salomão, é vista como uma metáfora para a justiça.

A romã de Shakespeare

Uma das peças mais famosas de William Shakespeare, "Romeu e Julieta", faz referências à fruta de romã. Após o casamento secreto, uma cena no terceiro ato, a cena dois abre com um rouxinol acordando Romeu e alertando-o para chegar em casa antes de o sol nascer. Romeu e Julieta tinham passado a noite juntos no quarto de Julieta. O rouxinol, curiosamente, está no alto de um pé de romã. Aqui, esta fruta poderia simbolizar uma ampla gama de conceitos, de verdadeiro amor à inocência. Ele também simboliza o amor proibido, já que as famílias de Romeu e Julieta certamente proibiam casamento entre elas.

Outro simbolismo

As romãs foram descritas na arte chinesa, no Alcorão, nos escritos de Oscar Wilde e em pinturas italianas, bem como muitas outras histórias, obras culturais e lendas. A função da romã é ser um símbolo de fertilidade na literatura, mas também pode ser uma metáfora para o nascimento. Seu topo semelhante a uma coroa também aponta para o conceito de realeza. Por causa de suas muitas sementes, também pode expressar a unidade entre um determinado grupo ou grupos; essa ideia é especialmente popular no uso literário cristão da romã. Quando se trata de literatura religiosa, romãs têm sido constantemente utilizadas como um poderoso dispositivo metafórico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível