Mais
×

Simpatias para a virada do ano

Simpatias para um ano todo feliz!
Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Introdução

Na véspera do Ano Novo, costumamos reunir os amigos e a família para nos despedir do ano que passou e dar as boas-vindas ao que chega. Há uma série de simpatias para ajudar a garantir melhores vibrações no ano que começa. Quem leva a coisa a sério defende que não adianta fazer por fazer, tem que acreditar. Conheça algumas ideias para atrair bons fluidos para um feliz ano novo.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Fogos de artifício

Soltar fogos de artifício à meia-noite é uma tradição de Ano Novo tão comum que nem questionamos a sua origem. Acredita-se que esse costume vem da crença de povos antigos de que fazer barulho na virada do ano era uma maneira de espantar as más energias. Mas se você não tem como soltar fogos, vale qualquer tipo de barulho, como apitos e música alta.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

O que vestir?

Alguns dizem que a roupa do Ano Novo tem que ser branca para se ter sorte, outros defendem que tem que ser nova, mas que a cor deve ser escolhida de forma a ajudar a atrair boas energias para o que se deseja no novo ano. Por exemplo, quem quer amor, deve usar vermelho e rosa e, quem busca sucesso financeiro, deve vestir amarelo para atrair o “ouro”.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Frutas para a prosperidade

Comer frutas como uvas, maçãs e, principalmente, romãs são bons truques para garantir um ano próspero. Um dos rituais mais conhecidos consiste em chupar sete sementes de romã, embrulhá-las em papel alumínio e guardar o pacote na carteira para chamar dinheiro. Os portugueses têm um ritual parecido usando uvas, mas, nesse caso, o número de uvas vai de acordo com o número da sorte da pessoa.

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Lentilha para a fartura

Uma tradição italiana trazida pelos imigrantes que já virou costume na noite de ano novo é comer pelo menos uma colher de lentilha cozida para garantir uma mesa farta durante todo o ano. Por isso, também é muito comum que o prato faça parte da ceia de réveillon. Também se recomenda guardar sete grãos crus de lentilha para ter sempre a carteira cheia.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Acender velas

As velas são símbolos de luz, pureza e sorte e são presença quase obrigatória em uma festa de Ano Novo. Acenda-as em casa mesmo ou, se estiver na praia nessa noite, oferte-as a Iemanjá, rainha do mar, para abençoar o ano que começa. Velas coloridas podem ser acessas para fins diversos, usando o mesmo princípio das cores para as roupas (vermelho para favorecer o amor, verde para ter saúde, amarelo para atrair dinheiro e assim por diante). As velas aromáticas, de maneira geral, são ideais para atrair bons fluidos.

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Carnes para a ceia

Para muitas crenças, não se deve comer frango ou peru na noite de Ano Novo, pois as aves ciscam para trás e simbolizam uma regressão na vida da pessoa. Outras carnes, em compensação, têm melhores agouros, como o peixe que, segundo a crença popular, promove a abundância, o carneiro que traz vitalidade, e o pernil de porco, que traria o prosperidade, pois ele fuça para a frente.

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Bolso cheio

Além de comer frutas e grãos, dizem que quem quer melhorar a situação financeira não deve passar a meia noite de 31 de dezembro com os bolsos vazios. Para reforçar o pedido, há uma simpatia que consiste em colocar seis moedas sob o tapete da casa, deixando-as no mesmo lugar o ano todo. Enquanto elas estiverem no lugar, dinheiro não deve faltar. Verifique-as com alguma frequência e, se sumir alguma, não se esqueça de repor.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Limpeza para começar bem o ano

É recomendável fazer uma boa limpeza na casa para a noite de Ano Novo, jogando fora coisas quebradas, sem uso ou que não servem mais para dar espaço para novas e boas energias. Para entrar com o pé direito no novo ano, também é recomendável fazer banhos purificadores com sal grosso, para livrar-se do mau olhado, ou banhos de flores e frutas doces, como manga e morango, para adoçar a vida e o coração, promovendo sorte no amor.

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Pular ondas à meia-noite

Um costume popular em toda a costa brasileira é pular sete ondas à meia-noite. Segundo as crenças africanas, como o candomblé, a simpatia chama a força de Iemanjá, rainha do mar, para purificar o espírito e ajudar a vencer as dificuldades do ano que começa, abrindo os caminhos para um bom ano.

Konrad Fiedler/Getty Images News/Getty Images

Alegria garantida

No fim das contas, o que você faz na noite de Ano Novo pode até afetar os 364 dias seguintes, mas um bom ano não se faz apenas com superstições, se faz com pensamentos positivos, boas amizades e um ambiente de harmonia. Mais do que qualquer simpatia, a maior garantia para um ano novo feliz é rodear-se de pessoas queridas, fazer planos, propor mudanças e acreditar no futuro.