Os sinais de baixa compressibilidade em uma Scooter

Escrito por mike southern | Traduzido por lucas calazans
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os sinais de baixa compressibilidade em uma Scooter
Os pistões de um motor de Scooter são uma fonte comum de problemas de compressão (piston de scooter image by Vetea TOOMARU from Fotolia.com)

Muitos problemas podem causar baixa compressão do motor da sua Scooter. Alguns deles são internos -- como anéis ruins -- e só podem ser encontrados através da desmontagem do motor. Outros são visíveis no exterior do motor -- como uma vela solta -- e podem ser encontrados simplesmente com uma boa inspeção física. Entretanto, todos esses problemas deixam alguns sinais de que algo está errado e de que a compressão baixa pode ser a causa.

Outras pessoas estão lendo

O motor não liga

Às vezes, a compressão cai tanto que o motor simplesmente não dá partida. Esse sinal não significa automaticamente que a baixa compressão é a razão do problema. Pode ser algo tão simples quanto um tanque de gasolina vazio ou um cabo da vela que se desconectou. Quando encontrar qualquer coisa de errado, o melhor é eliminar todas as causas mais simples possíveis antes de considerar o pior. Também importa se o motor faz algum esforço para começar; obviamente, um motor completamente morto tem um problema potencialmente pior -- como peças presas no interior do motor -- do que um que tem que tentar dar a partida algumas vezes. Se o problema de compressão for manter sua scooter ligada depois da ignição, pode ser um reparo muito caro.

Motor com partida estranha

Também é possível que o motor dê a partida, mas você tenha que tentar várias vezes, não sendo possível prever quando ele finalmente funcionará. Uma vez que o motor é ligado, funciona de forma irregular. Você acelera, mas não tem resposta no giro. Embora muitas vezes a baixa compressão possa ser um problema caro de arrumar, o fato de o motor ainda funcionar é encorajador. A compressão é melhor testada enquanto o motor está quente e funcionando; nessa situação, é provável que o problema seja menos grave -- ainda caro, talvez, mas menos do que uma recuperação de motor completa. É provável que seja algo simples como uma junta quebrada.

O motor não tem força

Sua scooter pode dar a partida e até mesmo funcionar razoavelmente bem enquanto estiver parada, mas perder o desempenho quando você começar a acelerar. Às vezes acelera lentamente, forçando para conseguir alguma velocidade; em outros momentos, pode começar bem o suficiente mas rapidamente perder força e morrer. Subir uma ladeira pode tornar-se impossível; você pode até ter que ajudar sua scooter em ladeiras suaves. Embora esse seja um sinal frequente de problemas de compressão, também pode ser de embreagem ou na correia. Mais uma vez, o melhor é procurar por esses problemas mais simples (e potencialmente menos caros) antes de acreditar que trata-se de baixa compressão.

Queimando óleo

Um dos sinais tradicionais mais comuns de baixa compressão é o cheiro -- e possivelmente fumaça -- de óleo queimado que sai do seu escapamento. Se essa situação mostra-se em conjunto com um dos outros supracitados, uma verificação de compressão é definitivamente necessária.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível