Sinais de que uma coelha Lionhead está no cio

Escrito por cynthia ruscitto | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de que uma coelha Lionhead está no cio
Sinais de que uma coelha Lionhead está no cio (Steve Baccon/Digital Vision/Getty Images)

O coelho Lionhead é uma raça específica de coelho doméstico, cientificamente conhecido como Oryctolagus cuniculus. Ao contrário de muitos outros mamíferos, as coelhas não têm um ciclo reprodutivo regular e hormonalmente controlado. Consequentemente, elas não entram no cio e são capazes de se reproduzir em qualquer momento. Sangramento vaginal ou sangue na urina não indicam o cio e são sintomas de doenças do sistema reprodutor que requerem atenção veterinária.

Outras pessoas estão lendo

Características

A característica mais marcante de um coelho Lionhead é a massa de pelos que circunda sua cabeça como a juba de um leão. O pelo é de 2 a 3 cm de comprimento e requer escovação regular para evitar emaranhamento. Tipos double mane possuem pelo mais longo em torno da parte inferior do corpo também. O coelho Lionhead pesa de 1,1 a 1,5 kg e é pequeno quando comparado a outros. Suas orelhas medem 7,6 cm ou menos. Esse tipo de coelho vive tipicamente de sete a nove anos.

Escala reprodutiva

Coelhas de raças pequenas atingem a maturidade sexual entre quatro e seis meses de idade. Geralmente, elas se reproduzem quando atingem 75% a 80% do seu tamanho adulto. Elas não têm ciclos reprodutivos com períodos regulares de cio quando ocorre a fecundação. A concepção é sempre possível, porque são ovuladoras reflexas. A ovulação é induzida pela relação sexual e geralmente ocorre nove a 13 horas após o ato. Embora coelhas não apresentem um verdadeiro ciclo estral, elas exibem intervalos rítmicos a cada quatro a sete dias, durante os quais são receptivas aos machos. Nessas ocasiões, os órgãos genitais externos, especificamente a vulva, às vezes incham e tornam-se vermelho-arroxeados.

Controle populacional

Os coelhos se reproduzem rapidamente, uma coisa boa para os criadores, mas um problema para os donos que querem controlar sua população. Os proprietários não diligentes sobre como manter o macho e a fêmea separados tendem a acabar com ninhadas indesejadas. A concepção é tipicamente mais provável durante meses mais frios e menos provável quando está quente e úmido. A remoção de ovários e útero de uma coelha na maturidade diminui problemas associados com acasalamento, saúde reprodutiva e gravidez indesejada.

Doença do sistema reprodutivo

O surgimento de sangue na urina é raro em coelhos, mas a urina vermelha não. A urina vermelha é geralmente causada por pigmentos vegetais encontrados em alimentos como cenoura, espinafre e outros que contenham beta-caroteno. Também ocorre durante a terapia com antibióticos ou durante a primeira onda de frio do outono. Nesses casos, não se trata de um problema médico. A urina pode ficar vermelha quando misturada com um corrimento vaginal sangrento. A hemorragia vaginal acompanha condições como pólipos uterinos, aborto espontâneo e cânceres do sistema reprodutivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível