Mais
×

Sinais e sintomas de ansiedade de separação em adultos

Atualizado em 20 julho, 2017

A ansiedade de separação foi identificada como um transtorno durante o começo dos anos 90, afetando principalmente crianças e raramente adultos. Os sintomas dessa doença em adultos são similares aos das crianças. A diferença entre adultos portadores desse transtorno e aqueles que apenas manifestam sintomas leves pode ser identificada através da classificação constante no MDEDM IV (Manual de diagnóstico e estatística de doenças mentais). As pessoas que passam por separações podem apresentar tanto apenas sintomas leves como o transtorno em si.

Lidando com a ansiedade de separação (a sad lonely young man on winter stadium image by sorokka from Fotolia.com)

Mudanças comportamentais

Há comportamentos que coincidem com os sintomas da ansiedade de separação que afetam negativamente o cotidiano das pessoas que sofrem desse transtorno. O estresse excessivo quando separado da casa ou ligação substancial é um sintoma da ansiedade de separação. Preocupação, medo e dificuldade para dormir são sintomas frequentemente associados a esse problema. Esses sintomas podem ser suaves ou extremos, dependendo da severidade da ansiedade da pessoa.

Mudanças na rotina diária

A incapacidade de um adulto que sofre desse transtorno de lidar com as responsabilidades diárias é forte e normalmente é um sintoma persistente. Os adultos podem achar que ir ao trabalho pode ser um grande risco, induzindo a pessoa a permanecer em casa com a pessoa com quem está ligada. O humor depressivo associado com esse problema leva à perda de interesse na rotina, confinando as pessoas em suas casas.

Sintomas físicos

Quando sujeitos à separação, as pessoas sofrendo dessa forma particular de ansiedade podem apresentar sintomas físicos agudos. Estes incluem dor de cabeça, dor de estômago, vômito e náusea. Eles podem ocorrer depois da separação, dependentes estritamente da antecipação do evento temido. Quando combinado com sinais de depressão, os adultos podem sentir-se cansados. Esses sintomas ocorrem ao longo de vários níveis de gravidade, dependendo do progresso da ansiedade de separação específica.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article