Sinais e sintomas de falha no fígado de gatos

Escrito por dawn crimmins | Traduzido por lucas vilaça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais e sintomas de falha no fígado de gatos
A falha do fígado é uma doença séria nos gatos (cats image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

O fígado é um órgão importante para os gatos. Ele ajuda o corpo a sintetizar proteínas, produz substâncias usadas na digestão e remove toxinas do corpo. Ele também produz agentes coagulantes assim como processa as gorduras no corpo do gato. A falha aguda do fígado ocorre quando o órgão perde 70% ou mais de suas funções. Existem vários sintomas de falha no fígado.

Outras pessoas estão lendo

Icterícia

A icterícia ocorre quando há uma elevação na quantidade de bilirrubina (também chamada de hematoidina) no sangue. Em um fígado saudável, este pigmento amarelo é produzido com a bile. Um fígado ferido ou doente não consegue processar a bilirrubina com sucesso, e libera a substância na corrente sanguínea. É difícil para o dono detectar a icterícia, mas ela pode causar um amarelamento notável na parte branca dos olhos. Se você suspeita que seu gato está com icterícia, leve-o para fazer um exame de sangue com um veterinário a fim de checar os níveis de bilirrubina.

Falta de apetite

Muitos fatores podem fazer com que seu gato perca o apetite. Apesar de uma doença secundária poder causar a perda de apetite, fatores sociais como mudanças, adquirir um novo animal de estimação ou se perder podem causar o mesmo o mesmo efeito. Quando seu gato para de se alimentar, a gordura em excesso passa do corpo para o fígado. Como o fígado não pode processar o aumento nos níveis de gordura, ele se torna inchado e amarelo. Essa doença é conhecida como lipidose hepática e pode levar a complicações sérias, inclusive a falha do fígado. Se seu veterinário determinar que seu gato possui lipidose hepática através de um exame de sangue ou biópsia do fígado, certifique-se de que seu gato comece a se alimentar novamente, mesmo que tenha de ingerir alimentos à força com um tubo de alimentação. Apesar desta doença ser fatal, gatos que sobrevivem por quatro dias tem 85% de chance de recuperação.

Sinais e sintomas de falha no fígado de gatos
Tenha certeza de que seu gato está se alimentando bem para evitar falhas no fígado (cat food image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

Perda de peso

As três principais causas de falha no fígado são a lipidose hepática felina, colângio-hepatite e a anastomose portossistêmica. A lipidose hepática é o acúmulo de gordura no fígado. Colângio-hepatite é uma inflamação no duto biliar causado por bactérias, doenças inflamatórias do intestino ou pancreatite. A anastomose portossistêmica é uma doença adquirida do fígado na qual o alimento digerido é levado para o sangue o coração em vez de ir para o fígado. Todas essas doenças do fígado levam a perda rápida de peso. Se seu gato está perdendo peso mas não está numa dieta, consulte seu veterinário.

Mudanças digestivas

Vômitos, diarreia e constipação podem ser sinais de falhas no fígado. Ás vezes, as fezes podem se tornar cinzentas ou brancas e de consistência macia. Procure também por sangue nas fezes, outro sinal possível de falha do fígado.

Mudanças comportamentais

Você pode notar algumas mudanças de comportamento em seu gato, especialmente nas primeiras semanas após ele voltar a comer. A reintrodução de alimentos causa um aumento nos níveis de insulina e diminuição nos níveis de potássio. Isso pode deixar seu gato fraco e apático. Essa fraqueza pode levar a uma inclinação no pescoço, outro sinal de falha no fígado. Fique de olho também nas mudanças nos hábitos de ingestão de líquidos e urinação. Você pode notar um aumento na quantidade de líquido ingerido e urina, ou retenção de urina e incapacidade de urinar. Você também poderá notar baba, depressão, movimentos em círculo e ataques epilépticos. Estes sinais também indicam falha no fígado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível