Sinais e sintomas de que você precisa de um alinhamento na parte dianteira de seu carro

Escrito por jessica a. tripp | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais e sintomas de que você precisa de um alinhamento na parte dianteira de seu carro
Conheça os sinais de alerta do desalinhamento da parte dianteira do carro (yellow car image by JoLin from Fotolia.com)

Um carro pode precisar de um alinhamento da parte dianteira por causa dos pneus mal alinhados, problemas com partes do sistema de direção ou um eixo torcido. Isso pode ser causado por um acidente, por correr por cima de algo grande ou apenas pelo desgaste ou rompimento natural do material. As consequências às vezes podem ser notáveis e perigosas; por exemplo, danos no eixo ou braço do sistema de direção podem fazer com que o pneu fique fora do alinhamento vertical. Deixar que a cambagem fique positiva ou negativa pode até fazer com que uma parte do mecanismo frontal do carro fique frouxo através das vibrações excessivas. Entretanto, há sinais de alerta para o fato de que a parte dianteira precisa de alinhamento.

Outras pessoas estão lendo

Desgaste irregular dos pneus

Os pneus do carro devem estar todos paralelos uns com os outros e perpendiculares com o chão. Se não estiverem, o carro pode estar desalinhado. Os pneus dianteiros normalmente passam pelo mesmo tipo de superfície ao mesmo tempo, portanto devem se desgastar de forma homogênea. Caso contrário, essa diferença pode ser causada pela inclinação do pneu (cambagem) estar fora de alinhamento ou por um problema com a coluna de direção. Se um pneu se inclina mais na borda interna, então essa área vai se desgastar mais rapidamente que a parte externa ou ele pode se desgastar mais rapidamente que o outro pneu dianteiro -- esse é o motivo pelo qual o mecânico vai normalmente sugerir a troca dos pneus quando você fizer os alinhamentos das rodas.

Sinais e sintomas de que você precisa de um alinhamento na parte dianteira de seu carro
Esse pneu está desgastado. O outro também está assim? (Tire with a nail image by Scott Griessel from Fotolia.com)

O carro puxa para um lado

Sempre é uma boa ideia manter suas mãos no volante. Entretanto, mesmo se você não o fizer, o carro deve andar em linha reta quando estiver em uma estrada com superfície nivelada. Caso solte as mãos do volante e o carro puxe para um determinado lado, é provável que o alinhamento esteja defeituoso. Isso pode ser causado pelo fato de o caster (o ângulo do pivô de direção) estar desregulado. Tente fazer o teste, em situações controladas, em diversos tipos de estradas. Se o carro puxa para o mesmo lado diversas vezes então o alinhamento pode precisar de correção. Em um carro de tração dianteira, se o caster estiver desregulado, algo pode estar quebrado e precisará ser substituído. Saiba que o fato do automóvel estar puxando para um lado nem sempre é causado pelo alinhamento da parte frontal; também pode ser causado pelos freios, pela direção assistida ou pelo fato dos pneus não estarem calibrados de forma correta e homogênea entre eles.

Trepidações na direção

Se a direção do carro estiver trepidando enquanto dirige, então a parte dianteira pode estar desalinhada. Isso também pode ser outro problema -- o site "Trust My Mechanic.com" afirma que isso pode ser causado por pneus que não estão perfeitamente arredondados e precisam ser corrigidos. Esse problema é causado ao atingir um grande buraco ou rocha na estrada. Se o sintoma ocorre apenas ao acionar os freios, provavelmente o problema está nessa peça ou no sistema.

Sinais e sintomas de que você precisa de um alinhamento na parte dianteira de seu carro
Você não vai querer que isso aconteça com você (car crash and police rescue team image by Canakris from Fotolia.com)

Atenção

Uma inspeção na parte frontal do carro não deve ser descartada se você estiver com qualquer um desses sintomas. Se uma parte ou peça ficar frouxa na parte frontal do carro, o sistema de direção pode se desestruturar em qualquer momento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível