Mais
×

Sinais de uma válvula de pré-amplificador danificada

Atualizado em 20 julho, 2017

Pode ser difícil descobrir se uma válvula de seu pré-amplificador está queimada. Algumas vezes é óbvio que o problema é nessa peça; em outras situações é mais difícil fazer um diagnóstico. As válvulas de pré-amplificadores são baratas e fáceis de serem trocadas. Se você não conseguir identificar a válvula danificada, troque uma por uma até que o aparelho volte a funcionar.

A aparência e o som são essenciais para se identificar uma válvula queimada (vacuum tubes on white background image by Dmitry Rukhlenko from Fotolia.com)

Sinais visuais

Uma válvula queimada muitas vezes parecerá normal. Mas se estiver rachada ou tiver uma película branca por dentro, a peça precisa ser substituída.

Válvulas microfônicas

A maneira mas simples de se saber se uma válvula está danificada é quando ela causa microfonia. Nesses casos, o pré-amplificador produzirá um chiado agudo quando o volume for aumentado -- ou sem nenhum instrumento ligado. Pode-se testar qual válvula causa microfonia batendo levemente com um palito ou lápis sobre cada uma. Ouça o som ao acertar cada peça; será óbvio qual está defeituosa, pois o som será diferente.

Distorção

Se houver uma distorção indesejada ou estalos no som do amplificador, provavelmente uma válvula está queimada. Coloque o aparelho na sua configuração mais limpa (ou seja, desligue toda a distorção). Se o som ainda estiver distorcido ou com estalos, é provável que uma válvula esteja defeituosa.

Sinal fraco ou perda de som

Uma válvula queimada pode causar um sinal fraco ou perder o som completamente. O sinal fraco diminuirá o volume do amplificador e fará com que ele emita um chiado grave. Isso eventualmente fará com que todo o som se perca.

Falta de controle de equalização.

As válvulas dos pré-amplificadores controlam sua equalização. Se os botões de ajuste não mudarem o timbre do amplificador, pode haver uma válvula queimada. Isso é mais notável nas frequências agudas da equalização.

Falta de reverberação

Em amplificadores valvulados antigos, a reverberação é controlada pelas válvulas do pré-amplificador. Se esse efeito estiver estranho, ou sumir completamente, isso pode ser um sinal de defeito nas válvulas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article