Mais
×

Sinais de verme do coração em Cocker Spaniel

Atualizado em 17 abril, 2017

Como todos os cães, os Cocker Spaniels estão propensos a contrair o verme do coração, principalmente se eles costumam passar muito tempo ao ar livre. Essa doença é disseminada por mosquitos, que injetam a larva do verme quando picam o animal. As larvas se escondem no cão, desenvolvem-se e acabam se alojando no lado direito do coração, causando um sério dano. De acordo com a entidade Cocker Spaniel Rescue of New England, os Cockers contaminados mostram alguns sintomas comuns quando sofrem dessa doença.

Os cães Cocker Spaniel têm muito pelo, o que os deixam muito ofegantes, um sinal comum do verme do coração (cocker au bord d'un lac image by Sophie Hurel from Fotolia.com)

Tosse

A Dra. Holly Nash do site Doctors Foster and Smith diz que o sinal mais comum da doença nos cães é a tosse, provavelmente pela presença de vermes no coração do animal. Alguns donos presumem de forma incorreta que a tosse deve-se a uma doença cardíaca chamada cardiomiopatia, comum nos cães dessa raça. Entretanto, exames de sangue podem detectar se o animal tem ou não o verme e devem ser realizados se você não estiver administrando nenhum medicamento para a doença.

Intolerância a exercícios

À medida que a doença do verme do coração progride, seu Cocker pode exibir sinais de intolerância a exercícios ou não conseguir fazer tudo que costumava fazer. Essa raça não é das mais ativas; alguns cães se curvam por causa do calor causado pelo pelo e vão agir como se estivessem cansados e esgotados depois de um pouco de atividade. Entretanto, se seu Cocker costumava ser ativo e de repente deixou de ser, a causa pode ser o verme do coração. Consulte o veterinário antes que ocorra algum dano sério.

Alterações na respiração

A entidade Cocker Spaniel Rescue of New England afirma que os cães Cocker com verme do coração podem ter dificuldade para respirar e produzir um ruído anormal nos pulmões. Alguns podem ter problemas no calor e ofegar muito por isso. Se seu animal não temiver um histórico conhecido desse problema e de repente apresentar alterações na respiração, consulte um veterinário, uma vez que a causa pode ser o verme do coração.

Sinais de falha cardíaca congestiva

Cocker spaniels com a doença do verme do coração podem exibir sinais de falha cardíaca congestiva. De acordo com a Dra. Nancy Laste do site Pet Place, os sinais incluem distensão do estômago, pulsação das veias jugulares no pescoço quando o cão está sentado ou de pé ou respiração ofegante. É importante não confundir o estômago de um cão acima do peso com um estômago dilatado por fluidos. Os Cocker costumam ser obesos, mas o ganho de peso geralmente leva tempo, ao passo que a distensão abdominal causada pelo verme do coração pode ocorrer rapidamente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article