Mais
×

Sintomas de deficiência de nutrientes em limoeiros jovens

Atualizado em 19 julho, 2017

Os limoeiros, bem como outras plantas e árvores, exigem 16 elementos para crescimento e desenvolvimento adequados, sendo os primários o magnésio, o nitrogênio, o ferro e o zinco. Verifique mudanças na cor da folha para qualquer indicação de deficiências nutricionais em todos os limoeiros, embora as árvores mais jovens sejam particularmente mais vulneráveis ​​a danos e doenças.

Os nutrientes são uma parte do desenvolvimento de uma árvore saudável (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Razões para a deficiência

Os solos arenosos e que apresentam rápida drenagem geralmente são pobres em nutrientes. Os limoeiros que crescem sedentos de nutrientes do solo acabam sendo privados de elementos essenciais. Isso inclui árvores que foram plantadas em solos contendo alcalinidade. Esse tipo de solo argiloso e duro geralmente tem um nível de pH elevado. O pH normal para limoeiros saudáveis deve estar entre 5,5 e 6,5. O solo que excede esse número terá efeitos adversos sobre um limoeiro.

Sinais de deficiência de nutrientes

Folhas amarelas podem ser um dos sintomas de outros problemas, no entanto, é a razão mais comum da deficiência desse tipo de árvore. As folhas amareladas podem parecer ter veias escuras. A descoloração em folhas indica um problema de deficiência e o próximo passo é determinar quais nutrientes estão faltando na árvore. Quatro elementos essenciais para um limoeiro jovem são magnésio, nitrogênio, ferro e zinco.

Sintomas de deficiência em magnésio

As árvores jovens têm uma deficiência em magnésio evidente pelas marcas amarelas localizadas perto da base de folhas maduras. As folhas começam a ter manchas amarelas ao longo da área conhecida como a nervura central. À medida em que o quadro se agrava, a área descolorida fica maior até que a única parte verde da folha seja a sua base e sua ponta.

Sintomas de deficiência em nitrogênio

A descoloração da folha sempre poderá alertá-lo para possíveis deficiências de nutrientes. Se uma árvore estiver sofrendo de deficiência de nitrogênio, as folhas maduras exibirão um padrão amarelo manchado. Consequentemente, as folhas ficam amarelas e acabam caindo da árvore. O nitrogênio deve ser fornecido durante todo o ano para promover um crescimento vegetativo rápido e contínuo, de acordo com o "Citrus Problems in the Home Landscape", um estudo feito pela University of Florida's Institute of Food and Agricultural Sciences.

Sintomas de deficiência em ferro

A deficiência de ferro, também conhecida como clorose de ferro, é principalmente um problema com solos duros de calcário. Deficiência de irrigação e drenagem são também responsáveis ​​pela falta de ferro em árvores jovens. Os sinais são evidentes em folhas novas, que parecem tão claras que são quase brancas. As veias parecem mais verdes do que toda a folha. No pior dos casos de deficiência, as folhas ficam menores e se tornam realmente finas antes de cair.

Sintomas de deficiência em zinco

Faixas irregulares verdes ocorrendo ao longo das veias principais de uma folha e ao longo da nervura central são os principais sintomas de deficiência de zinco. A cor amarela clara das folhas é quase branca, como no caso de uma árvore com deficiência de ferro. A variação do tecido verde e amarelo será determinada pelo grau de deficiência. Se a árvore estiver sofrendo de um caso grave de deficiência de zinco, as folhas serão menores e terão uma forma anormalmente estreita e pontiaguda. O tamanho será menor e as folhas podem até ficar de pé.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article