Mais
×

Sintomas de espasmos nas costas

Atualizado em 17 abril, 2017

Um espasmo muscular é uma contração incontrolável de um de seus músculos. Ainda que alguns espasmos não produzam muitos sintomas perceptíveis, aqueles que ocorrem nas costas podem levar a dores intensas dependendo do local. Se ocorrerem perto do cordão espinhal ou de outras áreas cheias de terminações nervosas, causarão dor imediatamente. Movimentos que afetam a musculatura espástica tornarão a dor mais severa e devem ser evitados, sempre que possível.

Mulher com espasmos nas costas (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Causas

Os músculos das costas (especialmente os da lombar) experimentam espasmos devido a uma variedade de fatores que podem fazer com que um de seus discos se desaloje. Esses fatores incluem ferimentos agudos na região das costas, lesões durante a prática de esportes, tumores próximos a musculatura espástica, distensão dos ligamentos e infecções localizadas. Os espasmos geralmente ocorrem porque um dos discos nas costas é desalojado e tromba com algum ligamento próximo. Em resposta a dor, os músculos ao redor se contraem.

Dor intensa pode ocorrer (IT Stock/Polka Dot/Getty Images)

Sintomas em repouso

Como os espasmos musculares fazem com que os seus músculos se contraiam sozinhos, você geralmente experimentará dor mesmo que não esteja no meio de uma atividade. A dor irá ocorrer principalmente no local do espasmo, ou onde o disco pressiona os ligamentos. A dor pode emanar para outras regiões devido as ligações nervosas. De acordo com o site Sports Injury Bulletin, se você tem um espasmo, poderá também sentir temporariamente que não pode se mover ou girar a coluna.

Homem com dor nas costas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Sintomas enquanto se move

Os espasmos de costas típicos geralmente se tornam mais intensos com o movimento. Embora mover as costas e a coluna exacerbará a dor, até mesmo movimentos nas pernas e braços podem ampliar a sensação de dor. Se haja piora enquanto você se exercita ou anda, sente-se ou deite-se para amenizar a intensidade.

Sentando para aliviar a dor nas costas (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Sinais de alerta

Os espasmos podem começar como casos isolados. Se você sentir uma dor súbita na lombar, que aumente com o movimento, visite o seu médico para um exame. O site do Cedars-Sinais adverte que você não deve continuar se exercitando se sentir dores vindas de espasmos. O estresse adicional em seus músculos podem levar a sangramentos e rompimento do tendão. Acompanhe os futuros espasmos e, caso aumentem em frequência, converse com seu médico sobre possíveis causas subjacentes e tratamentos adicionais.

Visita ao médico (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Soluções

As medicações mais comuns para espasmos nas costas são relaxantes musculares e remédios anti-inflamatórios. Os relaxantes irão dar a sua coluna melhor amplitude de movimento e os anti-inflamatórios reduzirão o inchaço, aliviando a dor. Se os seus espasmos são o resultado de atletismo, você deve evitar os esportes até que o seu médico diga que pode praticá-los novamente. Coloque gelo periodicamente em suas costas ao longo do dia para controlar o inchaço. Assim que os seus espasmos começarem a diminuir, converse com o seu médico sobre alongamentos e exercícios que podem prevenir espasmos futuros.

Tomando um analgésico (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article