Sintomas de uma falha na placa gráfica

Escrito por clare edwards | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas de uma falha na placa gráfica
As placas gráficas que falham causam problemas nas imagens (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Uma placa gráfica, também conhecida como adaptador gráfico, placa de vídeo ou aceleradora gráfica, gerencia o processamento de imagens para o seu computador. De todos os componentes dentro de um computador, a placa gráfica é um dos que têm mais probabilidades de falhar. Elas são muito exigidas, particularmente se você joga muitos jogos em alta definição. Quando começam a falhar, podem causar vários sintomas que, às vezes, são difíceis de decifrar.

Outras pessoas estão lendo

Animações mais lentas

Quando uma placa gráfica começa a falhar, as animações podem começar a ficar lentas. Os vídeos, e especialmente os jogos, podem travar (deixar de responder), e, às vezes, aparece uma mensagem informando sobre um problema de controlador, mesmo que não tenha sido instalada uma atualização de software. Isso acontece porque a placa não pode processar gráficos com a velocidade suficiente para satisfazer a demanda imposta.

Pixels errados

A imagem na tela do seu computador é feita de pequenos pontos, chamados "pixels". Se alguns deles estiverem com as cores trocadas, isso pode ser um indicador de um problema com a placa gráfica. Os pixels com cores erradas são um tipo de artefato gráfico. Se a quantidade aumentar com o tempo, é sintoma de que a placa está piorando.

Linhas onduladas

Se aparecerem linhas onduladas na tela, pode significar que a placa gráfica já não pode representar as imagens corretamente. Como outros artefatos, as linhas anômalas podem não aparecer imediatamente, e sim um tempo depois que o computador foi ligado, ou quando um jogo graficamente exigente começa a ser jogado.

Imagem embaçada

As imagens detalhadas requerem mais poder de processamento que as menos detalhadas, ou seja, quanto mais detalhe houver na imagem, maior será o trabalho que a placa deverá realizar. Quando ela começa a falhar, deixa de ser capaz de produzir o nível de detalhe suficiente e a imagem começa a ver-se imprecisa.

Tela preta

Quando uma placa gráfica falha completamente, não pode processar mais sinais de vídeo. O resultado é uma tela completamente preta e, às vezes,uma mensagem indicando que não há sinal.

Outros artefatos

A natureza dos artefatos gráficos dependerá normalmente dos gráficos que a placa estiver tentando produzir. Por exemplo, em um jogo de computador tridimensional, onde os objetos são criados representando superfícies detalhadas em cima de um "esqueleto", elas podem desaparecer, revelando a estrutura básica embaixo.

Placa gráfica ou monitor?

Geralmente é difícil determinar se os problemas são causados por falhas na placa gráfica ou no monitor, pois os indícios são parecidos em ambos casos. Teste o monitor conectando-o a outro computador, ou substitua a placa gráfica por uma que funcione. Se os sintomas persistirem, indicarão que as falhas estão no monitor. Caso contrário, a placa será a responsável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível