Mais
×

A verdade sobre o chá verde

O chá verde contém catequinas que são responsáveis por muitos de seus efeitos conhecidos
Getty Images

Introdução

Vários sites na internet falam sobre os benefícios do chá verde para tudo, desde retardar o processo de envelhecimento até ajudar a combater vários tipos de câncer. Encontrar a verdade não é fácil, pois a maioria das informações que você pode encontrar é de estudos sem qualquer reconhecimento dos possíveis resultados negativos ou inconsistências. Se você quiser saber se o chá verde realmente pode ajudá-lo, você deve pensar sobre ele de uma perspectiva científica. Quatro das principais vantagens atribuídas ao chá verde são sua capacidade de combater o câncer, seu uso para doenças do coração, regulação de insulina em pacientes com diabetes e ajuda na perda de peso.

Sean Justice/Lifesize/Getty Images

Por que chá verde?

Existem três tipos diferentes de chá - verde, preto e oolong -, mas somente o chá verde tem fama de possuir esses benefícios importantes. A razão para isto está relacionada a como ele é produzido. Enquanto o chá preto é fermentado e o oolong é parcialmente fermentado, o chá verde não, o que significa que ele mantém mais os seus polifenóis. Estes são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres e por isso acredita-se que ajuda a combater o câncer, doenças cardíacas e até mesmo o envelhecimento.

Duncan Smith/Stockbyte/Getty Images

Radicais livres: A ameaça celular

Apesar do nome selvagem e divertido, os radicais livres na verdade possuem uma reputação muito ruim. Eles estão muito associados ao Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares. Os radicais livres andam pelo corpo, quebrando as paredes celulares e danificando o DNA. Eles roubam elétrons de moléculas importantes no corpo e, portanto, fazem com que elas se quebrem. Isto é, sem dúvida, algo muito ruim e explica suas associações negativas.

Acha que pode lidar com aquele resfriado sem os radicais livres? Pense novamente
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Radicais livres: O outro lado da história

Eles não são tão ruins assim. O seu corpo é uma peça bastante complicada composta por máquinas e parece sem sentido ela deixar produtos químicos ruins danificarem células vitais sem motivo. Os radicais livres realmente possuem muitas funções importantes, como o combate às bactérias e transformar oxigênio e alimentos em energia. O seu sistema imunológico conta com eles, então recorrer a uma loucura antioxidante total para se livrar deles não é necessariamente algo sábio a ser feito. A função dos antioxidantes – como os polifenóis encontrados no chá verde – não é claramente compreendida pela ciência, mas eles parecem ter alguns benefícios.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Tipos de câncer

Os dois tipos de câncer que são mais susceptíveis de serem ajudados pelo consumo de chá verde (de acordo com estudos) são o câncer de bexiga e de mama. Na pesquisa feita em ambas as áreas até agora, foi demonstrado que o consumo de chá verde reduziu o risco de desenvolvimento de câncer e melhorou as taxas de sobrevivência. No entanto, o risco de desenvolvimento da maioria dos outros tipos de câncer estudados, incluindo o colorretal, esofágico e câncer de pulmão, poderia ser tanto reduzido como aumentado, de acordo com diferentes estudos. É necessário mais pesquisa nessa área.

Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images

Doença cardíaca

Estudos feitos com populações têm indicado que o chá verde pode ser útil para a prevenção de doenças cardíacas. Esses estudos usam grandes grupos de participantes ou dados existentes para determinar que efeito tem o chá verde na probabilidade de desenvolver doenças cardíacas. Embora os pesquisadores não tenham certeza do motivo, o palpite é que é porque ele diminui os níveis de triglicérides e colesterol, então o chá verde pode reduzir o risco de doença cardíaca. Estima-se que três xícaras por dia reduzam a sua chance de desenvolver essa condição em 11%.

Jeffrey Hamilton/Lifesize/Getty Images

Diabetes

A pesquisa sobre os efeitos do chá verde sobre diabetes é limitada e também pode ser contraditória. Enquanto alguns estudos mostram que ele pode impedir um tipo de diabetes e retardar sua progressão, também há resultados conflitantes. Esta é outra área em que é claramente necessária mais pesquisa, pois alguns estudos não mostram nenhum benefício para os níveis de insulina.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Perda de peso

Uma área onde os benefícios do chá verde são mais fortemente demonstrados é na perda de peso. O chá verde acelera o metabolismo, reduzindo os números de "mau" colesterol LDL e aumentando o número de "bom" colesterol HDL. Este efeito também limpa as artérias, o que geralmente melhora a sua função.