Mais
×

Dez benefícios do chá Ti Kuan Yin

O chá é uma bebida tradicional, consumida em todo o mundo
Getty Imagens

Introdução

O chá é uma bebida de tradição milenar, que se espalhou pelo mundo a partir da China e se popularizou em todos os continentes. As formas de tomar chá são as mais variadas, quase sempre acompanhadas de um ritual social de grande importância, como no caso dos ingleses e japoneses que, cada um a sua forma, incorporou em seus costumes o consumo da bebida. São diversas as variantes: existem chás tipicamente europeus e asiáticos, como o verde, branco, vermelho e as variantes do oolong, entre as quais se destaca o chinês Ti Kuan Yin.

O chá Ti Kuan Yin é um dos mais populares na China
Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images

O que é o chá Ti Kuan Yin?

O Ti Kuan Yin pertence à especialidade "oolong", tradicional da China e da Índia, que é levemente oxidado, em um equilíbrio entre os chás verde e preto. Na cultura chinesa, os oolong são conhecidos como "qingcha" ou chá verde azulado, pela coloração mais escura. O gosto não é tão forte quanto o do preto, mais oxidado, nem tem as notas frescas e vegetais do chá verde comum. O aroma é adocicado e ele exige pouco ou nenhum açúcar para ser consumido. Os Ti Kuan Yin mais populares entre os chineses são os produzidos na ilha de Taiwan ou na província de Fujian.

O chá pode ajudar na manutenção da saúde e garante boa hidratação
Viewstock/Digital Vision/Getty Images

O chá como aliado da saúde

Não é novidade que os chás, de qualquer tipo ou origem, podem ser um fator importante na manutenção de uma boa saúde e qualidade de vida. Na China, a colheita do chá é aguardada pela população, que tem preferência pelas folhas do verão, de gosto mais leve. Trata-se de uma bebida saudável, livre de calorias, e com alta carga de antioxidantes. Os chás estão associados a propriedades medicinais e podem ser utilizados de diversas formas, como analgésicos, energizantes ou calmantes. A bebida também neutraliza refeições muito gordurosas, quando consumida depois da sobremesa.

O Ti Kuan Yin ajuda a controlar o açúcar no sangue
Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

As vantagens do chá para diabéticos

Os diabéticos, em especial, podem tirar muito proveito do consumo de chás oolong, que podem ser encontrados em lojas de produtos orientais por todo o Brasil. Um estudo de 2003, conduzido por uma universidade de Taiwan, apontou que esse tipo de chá pode garantir baixos níveis de glicose no sangue. Isso foi percebido depois que os voluntários, todos com diabetes de tipo 2, tomaram cerca de um litro da bebida ou de água por 30 dias. Os pacientes do grupo que bebeu água não apresentaram nenhuma mudança significativa na glicose sanguínea.

Os chás podem ajudar na vitalidade de jovens e idosos
Pixland/Pixland/Getty Images

Vitalidade a mil

O chá Ti Kuan Yin, como os outros derivados da planta Camelia sinensis, tem propriedades valiosas, como os antioxidantes, que garantem um envelhecimento muito menos acelerado. Os antioxidantes são moléculas que barram a produção dos radicais livres - elétrons ou moléculas que danificam e podem até matar as células, podendo causar envelhecimento, doenças coronárias ou câncer. Por isso, vale investir em uma dieta rica nessas propriedades, que prometem estender a qualidade de vida por mais tempo, inclusive já na velhice. Os benefícios podem ser sentidos apenas com uma xícara de chá por dia.

O chá pode ajudar a aumentar a concentração
Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Esteja sempre bem disposto sem depender do café

Os chás derivados da planta Camelia sinensis, como o preto, vermelho, branco e variedades de oolong, trazem em sua composição um aminoácido chamado L-tetamina, que aumenta a sensação de alerta e a concentração sem causar efeitos colaterais. Além disso, o cansaço é diminuído de forma significativa. O alto nível de polifenóis contribui na hora de fornecer energia, embora o chá oolong tenha índices menores de cafeína que as variantes preta, branca e verde. Os polifenóis também causam retardamento do envelhecimento, agindo diretamente na membrana das células para fortalecê-las. O efeito é muito semelhante ao do café.

Dê adeus à retenção de líquidos
George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Disposição para o dia a dia

A ingestão de chá pode garantir uma hidratação eficiente do corpo. Isso faz com que seja combatida a retenção de líquidos, problema muito comum principalmente entre as mulheres e uma vilã comum da tensão pré-menstrual de todos os meses. Basta ingerir mais xícaras de chá e outros líquidos, como água e sucos naturais todos os dias, associadas a uma dieta rica em legumes, frutas e hortaliças. A ingestão de líquidos estimula a drenagem natural do corpo e a diurese, além de ajudar rins e vasos linfáticos a liberar o excesso de sódio e o líquido acumulado por conta desse excesso.

Os polifenóis encontrados nos chás ajudam a diminuir o estresse
Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Chá para diminuir o estresse

Contra o estresse do dia a dia, basta tomar mais chá. É o que dizem os pesquisadores da Academia de Medicina Tradicional, na província chinesa de Fujian. Uma pesquisa conduzida na universidade mostrou que os níveis de estresse de quem bebe mais chás do tipo oolong é mais baixo que a média. Isso acontece por conta do processo de semi-fermentação das folhas, que dá o aspecto característico do Ti Kuan Yin, e aumenta os índices de polifenóis, que balanceiam a sensação de estafa e cansaço causadas pela rotina. Além disso, a energia a mais oferece mais qualidade de vida com menos desgaste.

O chá Ti Kuan Yin contém fluoreto, que garante dentes fortes e brancos
diego cervo/iStock/Getty Images

Use chá oolong para proteger os dentes

Os chás da variedade oolong podem ser aliados de peso para cuidar dos dentes. Isso porque o Ti Kuan Yin e outros produtos similares têm fluoreto, o componente mais importante dos enxaguantes bucais vendidos em mercados por todo o mundo. Os responsáveis pela descoberta são pesquisadores do Departamento de Odontologia da Universidade de Osaka, no Japão. O fluoreto tem o efeito de combater a queda dos dentes e diminuir muito a incidência de placa bacteriana, que pode ocasionar o surgimento de cáries. De acordo com a pesquisa, as pessoas que têm como hábito ingerir o chá apresentaram dentes mais fortes.

Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images

O chá Ti Kuan Yin para os idosos

Entre os benefícios do chá Ti Kuan Yin e as outras variedades de oolong estão o aumento da massa óssea, garantindo que a terceira idade não signifique pouca disposição. Isso faz com que os índices de osteoporose entre os adeptos da bebida sejam muito menores que os da média. Jane Higden, pesquisadora do Instituto Linus Pauling, aponta que a densidade mineral dos ossos, em homens e mulheres, é maior nas pessoas que bebem mais chá. Além disso, a bebida ocasiona a redução da pressão arterial.

Prepare sua xícara de Ti Kuan Yin
Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

Chá, bebida milagrosa

O chá é velho conhecido da população na hora de tratar de forma caseira sintomas como cólicas menstruais ou de rim, dores de cabeça ou de estômago, diarreia e febre. Porém, os chás provenientes da planta Camelia sinensis também oferecem uma série de benefícios à saúde e ao bem-estar. Para adquirir os chás, basta visitar a loja de produtos orientais mais próxima. Prepare a bebida com água fervente e deixe-a em infusão por cerca de cinco minutos. Espere esfriar e é só servir. O chá pode ser bebido quente ou frio, durante o dia ou após as refeições.