Sobre a deusa da lua Selene

Escrito por deb powers Google | Traduzido por kauwai nobre
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre a deusa da lua Selene
Selene representava a deusa da lua para os gregos (Photo collage by Deb Powers)

Selene era a deusa grega da lua. Ela esteve associada à deusa romana Diana e à deusa grega Ártemis, mas isso é apenas parte da história.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

Os gregos antigos adoravam a deusa da lua Selene como parte de uma tríade composta por Ártemis, Selene e Hécate. O poeta Hesíodo disse que Selene era filha de Hipárion e de sua irmã, Téia. Seu irmão era Hélio, o deus Sol, e sua irmã era Eos, o amanhecer. Outros escritores gregos afirmam que o pai de Selene era Palas, Zeus ou Hélio, e sua mãe era Euryphaessa ou Leto.

Equívocos

Selene e Ártemis não são a mesma divindade. Ártemis representava o aspecto de Donzela da Deusa Tríplice, como também a lua crescente. Selene é o aspecto Mãe, representado pela lua cheia. O equívoco que Selene era filha de Zeus e Leto pode se basear na confusão de Selene e Hélio com Ártemis e Apolo, os filhos gêmeos de Zeus e Leto.

Geografia

Os centros de adoração à Selene estavam no Peloponeso grego, na península do sul, que incluía Corintos, Argos, Acaia e Arcadia. Existem dois templos romanos dedicados à contraparte romana de Selene, Luna, um no monte Aventino e outro no monte Palatino. Semelhante à Selene, que foi eventualmente substituída por Ártemis, Luna fora substituída por Diana.

Quadro do tempo

É difícil datar a adoração de Selene, pois muitas de suas tradições foram aplicadas também à Ártemis, mas existem evidências da adoração à deusa da lua em 2400 a.C.. Em 750 a.C, a adoração à Ártemis já estava completamente estabelecida. Aristófanes, escrevendo em 425 a.C, comparou a veneração aos Doze Olimpianos com aquela aos deuses menores, incluindo Hélio e Selene. Em seus escritos, ele implicou que a adoração a estes deuses mais antigos era antiquada e rústica.

Tamanho

A adoração à Selene não parece ter sido tão espelhada quanto aquela à Ártemis e, depois, à Diana. Os adoradores de Selene estavam em sua maioria concentrados na porção sul das ilhas gregas e em Trácia e Corinto. No entanto, as nossas visões modernas da mitologia grega geralmente vêm de fontes atenienses. No tempo dos atenienses, a adoração aos Titãs estava desaparecendo, então é difícil estar certo sobre o quão estava dispersa a adoração à Selene.

Significado

Vários mitos sobre Selene foram repassados durante o decorrer dos anos. Alguns se tornaram base de poemas famosos e obras de artes. O mito mais conhecido de Selene conta como ela se apaixonou pelo belo jovem Endimião, um pastor. Selene o encontra adormecido em uma caverna e se apaixona por sua beleza. Ela pediu a Zeus para dar a ele juventude eterna. Zeus o enviou para o sono eterno e Selene o visitava todas as noites enquanto ele dormia, e teve cinquenta filhas com ele, que são consideradas as representantes dos cinquenta meses lunares entre cada olimpíada. Selene é a favorita dos poetas, especialmente dos românticos.

Características

Selene é representada na maioria das vezes como uma mulher jovem e bonita, com um rosto pálido e com um cabelo longo e prateado. Ela geralmente usa uma coroa com chifres que parece com uma lua crescente, e é frequentemente retratada dirigindo uma carroça prateada, puxada por cavalos ou touros brancos. Ela é mencionada na poesia como "bem-alada" e "de asas longas" e, às vezes, é representada com longas asas brancas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível