Saúde

Sobre picadas de aranha

Escrito por c.k. wren | Traduzido por pamela oliveira

Como parte de suas defesas naturais, aranhas possuem a capacidade de picar. Quando uma aranha se sente ameaçada por um humano, pode picá-lo. Apesar da maioria das picadas de aranha serem inofensivas e passarem quase desapercebidas, cerca de 1% podem resultar em algo como grandes irritações ou morte.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Aranhas são predadores que consomem outros animais. Quando uma aranha morde sua presa, injeta veneno no corpo da vítima para paralisá-la ou matá-la. Apesar da maioria dos venenos de aranha não serem perigosos para humanos, existem algumas espécies de aranhas com veneno forte o suficiente para nos afetar. Elas possuem presas equivalentes a agulhas hipodérmicas, que injetam o veneno no corpo da vítima. Entretanto, a maioria das aranhas não possuem presas capazes de perfurar a pele humana. Aranhas podem geralmente controlar a quantidade de veneno inoculado por suas presas, usando um pouco para dominar insetos pequenos e o máximo que puder para se defender de um humano. Usualmente, picam humanos quando são pisoteadas, esmagadas ou ficam presas nas roupas perto da pele.

Tipos

Existem diversos tipos de aranhas que foram identificadas com a capacidade de causar dolorosas e perigosas picadas em humanos. Entre as mais conhecidas estão: Atrax, Theridiidae, viúva negra, Steatoda grossa, aranha-marrom, Sicarius hahni, Missulena, tarântulas verdadeiras, Cheiracanthium, Sparassidae e Phidippus johnsoni.

Efeitos

Quando uma aranha pica um humano, a maior preocupação é como o veneno pode causar danos ao corpo. Os efeitos dependem do tipo de veneno: necrótico ou neurotóxico. Venenos necróticos funcionam destruindo o tecido no entrono da área da picada e atacando os órgãos vitais. Sintomas incluem lesões severas, náusea, vômito e dor muscular e manifestam-se conforme o veneno causa severas reações sistemáticas, podendo levar à morte. Venenos neurotóxicos afetam o sistema nervoso e lentamente deixam os sistemas vitais inoperantes. Sintomas incluem dificuldades de respirar, cólicas intestinais severas, tontura e, algumas vezes, morte.

importância

O tratamento da picada de uma aranha venenosa depende do tipo de aranha envolvida. Especialistas em medicina não conseguem identificar a aranha a partir da picada ou pelos sintomas da vítima. Picadas mais leves podem ser tratadas com antissépticos e gelo para diminuir a inflamação. Picadas de aranhas neurotóxicas podem ser tratadas por profissionais usando várias técnicas para tratar os sintomas, como antibióticos e soro antiveneno. Para picadas necróticas mais leves, há pouco a se fazer além de elevar a área afetada, imobilizá-la e aplicar anti-histamínicos e soro antiveneno. Sintomas severos podem ser tratados com remédios como dapsona, adesivos de nitroglicerina, vasodilatadores e soro.

Equívocos

Muitas pessoas acreditam que receber uma picada de aranha significa uma morte instantânea e dolorosa, quando na realidade até a mais venenosa das picadas de aranha deve levar várias horas para matar um adulto saudável. Desde que a vítima receba tratamento médico adequado, pode esperar uma recuperação completa, talvez dolorosa. Aqueles que mais provavelmente podem morrer por picadas de aranhas são crianças pequenas ou aqueles em locais muito remotos para receberem atendimento médico. Também lembre que aranhas não são tóxicas: elas são venenosas.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media