on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Substitutos para fécula de batata

Atualizado em 19 julho, 2017

A preparação de caldos, molhos, pudins e sopas requer um agente espessante. A fécula de batata é uma ótima opção para uma dieta sem glúten e durante a Páscoa para os judeus. Muitas vezes, entretanto, um substituto para esse ingrediente é necessário, pois ele pode acabar quando alguma visita estiver a caminho e não há tempo de ir ao mercado. Procure pelos substitutos no armário, pois, se os seus alimentos exigem um agente espessante com frequência, uma boa opção é deixar três ou quatro produtos diferentes disponíveis. Desta forma, quando um acabar, você sempre terá outro para substituí-lo.

Caldos e molhos podem ser feitos sem erro utilizando o agente espessante adequado (sausages and celeriac mash with onion gravy image by green308 from Fotolia.com)

Amido de milho

O amido de milho pode ser misturado em receitas diárias como molhos, caldos e pudins. Use uma colher de sopa de amido para cada xícara de líquido e agite-o vigorosamente com água fria até que fique com uma consistência macia. Em seguida, cozinhe o molho em fogo brando, adicione a mistura e agite-o rapidamente. Por fim, remova-o do fogo quando estiver espesso, tomando cuidado para não cozinhar demais. O amido pode se tornar esponjoso quando esfria, portanto escolha outro ingrediente se for necessário congelar o molho. Ele pode ser substituído por amido de tapioca ou araruta.

Loading...

Araruta

Quando for cozinhar molhos com sabores suaves, use a araruta. O sabor neutro dela não interferirá nos sabores desejados e, além disso, ela cozinha bem com ingredientes ácidos e congela melhor do que o amido de milho. Entretanto, a araruta pode fazer com que os molhos fiquem pegajosos, custa mais caro do que o amido e deixa os molhos com um certo brilho. Para usá-la, faça da mesma forma que o amido de milho: agite uma colher de sopa com um pouco de água fria, adicione-a no molho e mexa-o rapidamente por 30 segundos. A araruta suporta o tempo de cozimento melhor do que o amido de milho.

Amido de tapioca

Engrosse os recheios de tortas e outros pratos com o amido de tapioca. Ele congela muito bem, cozinha a temperaturas baixas e possui uma aparência brilhante. Às vezes, ele pode ser encontrado como um ingrediente obrigatório em receitas porque dá uma textura mais macia, o que pode ser desejado em biscoitos e bolinhos.

Produtos espessantes comerciais

Substitua a fécula de batata por produtos espessantes comerciais. Alguns cozinheiros profissionais muitas vezes usam esse amido de milho modificado para deixar os recheios das tortas mais espessos. Eles possuem diversas vantagens: dão espessura sem a necessidade de cozimento, podem ser usados com ingredientes ácidos, suportam temperaturas elevadas, podem ser congelados e não deixam os recheios de tortas pingando quando são armazenados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...