Mais
×

Como fazer sucos ricos em fibras

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Consumir fibras traz muitos benefícios à saúde. A fibra ajuda o corpo a eliminar as fezes regularmente. Também pode aliviar constipação e hemorroidas, ajudando-o a fazer menos esforço ao evacuar. Pode também ajudar a reduzir o risco de câncer, pois ajuda o corpo a processar rapidamente os alimentos e eliminar os excrementos. Fazer sucos com frutas e vegetais ricos em fibras também permite que você consuma as vitaminas presentes nestes alimentos. Para reter a fibra no suco, deve-se usar um liquidificador.

Instruções

Oito morangos médios contêm três gramas de fibra (strawberries image by Joelyn Pullano from Fotolia.com)
  1. Escolha uma receita de suco rico em fibras para liquidificadores. Algumas frutas ricas em fibras são morango, maçã, laranja, figo, ameixa e pera. Alguns vegetais ricos em fibras são cenoura, brócolis, repolho, pepino, tomate e espinafre. Muitas receitas misturam diversos destes ingredientes. Pode-se ainda incluir água, azeite ou óleo de linhaça.

  2. Lave e descasque as frutas e vegetais da receita conforme necessário. A FDA sugere que você lave as mãos com água morna e sabão por 20 segundos. As frutas e vegetais devem ser bem lavados em água corrente. A FDA aponta que se você comprar alimentos pré-lavados, como alface, não é necessário lavá-los novamente.Ao descascá-los, retire as cascas que normalmente não comeria. Por exemplo, você deve descascar a laranja ou abacaxi, mas não a maçã.

  3. Fatie ou pique as frutas e os vegetais em pedaços pequenos. Por exemplo, muitos liquidificadores não conseguem picar facilmente uma maçã inteira ou um pedaço de alface. Diminua o tamanho dos ingredientes, deixando-os em pedaços pequenos que possam ser liquidificados mais facilmente.

  4. Retire as sementes, cabos e outras partes que não deseja consumir após fatiar ou cortar os ingredientes. O benefício de usar um liquidificador para fazer o suco é que você retém a fibra da fruta ou vegetal. A desvantagem, no entanto, é que nada pode ser separado depois de misturado no liquidificador.

  5. Combine os ingredientes no liquidificador e bata de acordo com a receita. Outra diferença de fazer sucos com liquidificador é que menos líquido será extraído das frutas e dos vegetais. Além disso, com a fibra ainda no liquidificador, a consistência do suco deve ser grossa se estiver usando uma "receita para juicer". Prepare-se para adicionar água ou suco de frutas para afinar a consistência. A receita pode também orientar a "pulsar" ou adicionar ingredientes lentamente, para não sobrecarregar o motor do liquidificador.

Dicas

  • Use diferentes receitas de suco para não enjoar de beber o mesmo suco todos os dias.
  • Para ainda mais fibras, adicione um produto de fibras solúveis ao suco.
  • Se usar um juicer, remova as sementes e os cabos das frutas e dos vegetais antes de colocá-los na máquina, então adicione um pouco da polpa e mexa bem com uma colher. Isto irá devolver a fibra para o suco.

O que você precisa

  • Liquidificador
  • Frutas e vegetais ricos em fibras
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article