Sugestões de atividades livres para crianças da pré-escola usando tinta

Escrito por stephanie green | Traduzido por carolina pinho
Sugestões de atividades livres para crianças da pré-escola usando tinta
Dê uma tela em branco para que as crianças explorem ideias e técnicas de pintura (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)

Para auxiliar no aprendizado das cores e deixar que os alunos explorem como utilizá-las, faça atividades livres utilizando tinta com alunos da pré-escola, deixando que eles próprios decidam o resultado. Estimule os pequenos artistas a explorarem técnicas de pintura e aplicação utilizando vários materiais e ferramentas diferentes que permitam que eles criem padrões originais.

Murais

Explique aos alunos o conceito de um mural e depois dê a eles um pedaço de papel ou de cartolina grande para ser a tela. Sem discutir um tema ou um assunto específico, deixe-os livres para criarem um mural original sozinhos. Ofereça diversas opções de pincéis e deixe que eles escolham se querem usar tinta para pintura a dedo ou aquarela. Essas tintas são fáceis de misturar e são ideais para a criação de murais livres e abstratos. Faça uma exibição na sala de aula, quando as pinturas estiverem secas, para mostrar todas as criações.

Combinações de cores

Uma das descobertas mais empolgantes quando se pinta com tinta é descobrir que duas ou mais cores juntas formam outra. Faça algumas combinações típicas com os alunos misturando, por exemplo, vermelho e amarelo para formar laranja. Depois, incentive-os a fazerem misturas sozinhos e explique que eles podem mudar a intensidade da cor acrescentando branco ou uma gota de água. A tinta aquarela e a têmpera são as melhores para misturar.

Métodos diferentes de aplicação

Geralmente, as crianças pintam com pincéis ou mesmo com os dedos, obtendo um resultado familiar. Incentive-as a usar ferramentas diferentes pedindo, por exemplo, para que elas espalhem a tinta com bolinhas de algodão ou com cotonetes, deixando que façam traços interessantes. Tente outros métodos inusitados para aplicar a tinta, como pincéis de maquiagem ou penas. Aumente o interesse das crianças pela pintura usando carrinhos de brinquedo para fazer marcas de pneu coloridas.

Pintura com esponja

Padrões e sequências são dois conceitos importantes a serem aprendidos pelas crianças na pré-escola, para que elas estejam preparadas para a matemática inicial. Faça uma pintura em conjunto com toda a turma usando esponjas cortadas em diversos formatos. Após mostrar como criar um padrão, incentive as crianças a usarem as esponjas para criarem seus próprios desenhos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível