Suplementos de proteína para pacientes renais

Escrito por mike mann | Traduzido por ana carolina cardoso bedenik
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Suplementos de proteína para pacientes renais
Os ovos são uma grande fonte de proteína (Image by Flickr.com, courtesy of woodley wonderworks)

Quantidades excessivas de proteína na dieta há muito tempo tem sido consideradas perigosas para os rins em uma pessoa saudável. No entanto, um paciente renal (uma pessoa com problemas renais) que faz diálise tem uma maior necessidade de proteína do que a maioria das pessoas, e poderá precisar complementar sua dieta com mais proteína do que ela geralmente consome em suas refeições.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Os pacientes renais são aqueles cujos rins estão em processo de falência. Os rins não realizam corretamente as tarefas de filtragem do sangue para remover resíduos de produtos, equilibrar os eletrólitos e regular a pressão arterial, por isso os pacientes dependem de meios artificiais para auxiliar s filtragem do sangue. Este processo é chamado de diálise.

Fatos

A diálise é um meio artificial de substituir a função dos rins doentes ou em falência. É um sistema de suporte que não repara ou cura, mas ajuda o paciente a realizar os serviços que o rim deveria fazer. O sangue flui para a máquina de diálise, a qual remove o sal e a água em excesso, equilibra outros eletrólitos e filtra qualquer resíduos de produtos de metabolismo. Depois o sangue é transportado de volta para o paciente.

Nutrição

Quando um paciente renal der os primeiros sinais de falência dos rins, será necessário resrtingir a quantidade de proteína ingerida, para evitar sobrecarregar os rins doentes e retardar a necessidade de diálise. Entretanto, uma vez que a diálise foi iniciada, será importante para o paciente fazer o oposto e aumentar a quantidade de proteína ingerida. Por ser difícil de ingerir a quantidade de proteína suficiente através dos alimentos, os suplementos poderão ser usados para fornecer a quantidade necessária ao organismo.

Tipos

As fontes naturais de proteína incluem frango, peixe, peru, carne magra, pato, carneiro, carne de porco fresca, ovos e quantidades limitadas de derivados de leite. Os suplementos de proteína são derivados de fontes como ovos, whey, caseína e soja. Uma forma comum é o pó que poderá ser misturado com água, leite ou suco. No entanto, como os pacientes renais submetidos à diálise precisam restringir a quantidade de líquido consumido, é aconselhável misturar o pó em alimentos como iogurte, cereais quentes ou molho de maçã. Suplementos proteicos também estão disponíveis em pó para bebidas, barras de cereais, biscoitos e pudim.

Precaução

Antes de tentar qualquer novo tipo de suplemento proteína, consulte seu médico para discutir as alternativas adequadas. Muitas barras de cereais, por exemplo, contêm altos níveis de fósforo, potássio e outras vitaminas e minerais que são são adequados para pacientes em diálise. Seu médico ajudará a encontrar barras especiais encontradas em supermercados ou lojas especializadas em suplementos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível