Mais
×

Como pegar tarântulas da espécie "rosa chilena" na mão

Atualizado em 18 janeiro, 2018

Dentre as mais de 800 espécies de tarântula no mundo, uma das mais dóceis é a rosa chilena, Grammostola rosea. Ela leva esse nome por causa de sua coloração e seu país de origem, sendo nativa dos desertos chilenos e peruanos. Sua coloração engloba o cinza, o rosa claro e um cobre brilhante. São ótimos animais de estimação, principalmente para criadores de aranhas principiantes, por serem dóceis e fáceis de criar. Mesmo que a natureza não agressiva desses animais torne fácil pegá-los na mão, é necessário tomar alguns cuidados para proteger tanto o animal quanto quem os manuseia.

Instruções

Rosas chilenas são aranhas dóceis (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

    Manuseando a tarântula

  1. Coloque a gaiola ou o terrário em uma superfície plana. Não tente pegar a aranha se a gaiola estiver em seu colo ou em uma superfície irregular. Se a gaiola cair, mesmo que de uma altura baixa, poderão ocorrer fatalidades ao animal.

  2. Destrave e abra, gentilmente, a porta do terrário. Se a tarântula estiver nas paredes, perto do teto, ela provavelmente irá para o solo nesse momento.

  3. Remova quaisquer obstruções do terrário. Se a aranha estiver entocada ou sob um abrigo dentro da gaiola, será difícil de pegá-la. Certifique-se, portanto, de que a tarântula esteja plenamente acessível.

  4. Devagar, estenda sua mão na frente da aranha. Dê um leve empurrão em seu abdômen para empurrá-la para cima de sua mão. Um método alternativo para alguém mais familiarizado com o animal é utilizar o polegar e o indicador para pegá-lo por detrás de seu segundo par de patas.

  5. Segure a aranha e mantenha-na na mão, que deverá ser mantida ligeiramente acima de uma superfície, como a de uma mesa, para evitar quedas altas. Pelo mesmo motivo, não a deixe caminhar por seus braços e ombros.

  6. Depois de brincar com a aranha, coloque-a de volta no terrário. Dê outro leve toque em seu abdômen para fazê-la sair de sua mão.

Dicas

  • Lave bem as mãos antes e depois de brincar com a aranha. Certifique-se de recolocar a tampa na gaiola depois de tirar a tarântula para que gafanhotos e outros insetos não escapem.

Aviso

  • Não a segure em suas mãos por muito tempo, pois isso poderá traumatizá-la e aumentar os riscos de mordidas.
  • Sua mordida, embora dolorosa, não é fatal. Evite tocá-la se ela recuar adotando uma postura agressiva.
  • Seus pelos podem adentrar, como farpas, a pele e os olhos das pessoas. Procure um médico se eles afetarem seus olhos.

O que você precisa

  • Mesa ou outra superfície plana
  • Terrário para tarântulas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article