on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar a técnica staccato triplo no trompete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Staccato triplo é uma técnica que pode ser utilizada para aumentar drasticamente a velocidade dos seus ataques no trompete. É uma técnica avançada disponível aos que tocam este instrumento, mas que exige muito treino para ser dominada. Veja abaixo como executá-la.

Instruções

Use o staccato triplo tocando trompete.
  1. Pratique os ataques com som de "ta". Você pode tanto fazer com esta sílaba quanto usar o som de "da". As duas são utilizadas no staccato triplo, porém "ta" precisa vir primeiro. Sua língua deve tocar a parte traseira dos dentes frontais superiores quando fizer o som.

    Loading...
  2. Adicione a sílaba "da". O "da" deve vir do céu da boca, pouco atrás dos dentes. A ponta da língua não é utilizada na sílaba "da", então certifique-se de que ela não está sendo usada. Tente usar a parte da língua que fica cerca de um centímetro atrás da ponta dela.

  3. Adicione a sílaba "ka" feita com a parte de trás da língua. Se você aprendeu o staccato duplo, deve ser a mesma sílaba usada na segunda parte deste staccato. Pode-se usar "ga" também. O importante é usar a parte de trás da língua na região do céu da boca mais próxima da garganta.

  4. Trabalhe na variação das sílabas lentamente para que os ataques diferentes soem iguais. Comece devagar e alterne entre duas. Comece com "ta" e "ka" para fazê-las soar da mesma forma. Este é o staccato duplo. Agora tente "ta" e "da" até que não se possa perceber a diferença entre elas. Combine "da" com "ka" para fazê-las soar da mesma forma e certifique-se de não usar a ponta da língua na sílaba "da".

  5. Faça com as três sílabas e pratique a velocidade. Comece com a progressão "ta-da-ka" para fazê-las soarem iguais. Depois de eliminar as diferenças dos ataques, você estará pronto para praticar o aumento de velocidade. Perceba que o staccato triplo é difícil e levará algum tempo para dominá-lo. Tente não desanimar se isto não acontecer naturalmente. Pense nisso como mover sua língua da parte traseira dos dentes para o céu da boca e, finalmente, para a parte traseira da boca.

Loading...
Loading ...
Loading ...