Técnicas de comunicação manipuladora

Escrito por joey papa | Traduzido por arthur mello
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Técnicas de comunicação manipuladora
Técnicas de comunicação manipuladora (Panneau Pub Marketing image by Jean-Paul Comparin from Fotolia.com)

Técnicas de comunicação manipuladora podem ser vistas todo o dia na publicidade e propaganda como uma forma de persuadir os observadores a comprar o produto ou serviço sendo oferecido. Comunicação manipuladora pode surgir em diferentes formas, mas o propósito é sempre o mesmo - persuadir ou convencer uma pessoa ou audiência de uma perspectiva ou caminho é o caminho a ser seguido. Esta forma de comunicação requer técnica, prática e precisão para não afastar as pessoas por exagerar na técnica.

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Use o medo

Use o medo para manipular uma pessoa a seguir ou comprar o que quer que esteja sendo vendido ou persuadido. Aponte o pior cenário possível que ela pode enfrentar, faça parecer como se ele fosse provável, e então ofereça um produto ou serviço que irá dar-lhe segurança. Isto é comum e visto em anúncios de seguros, onde eles perguntam "O que aconteceria a sua família se você morresse?". O anúncio irá convencer ou manipular a pessoa a acreditar que ao comprar o seguro de vida deles, a pessoa estará segura e coberta caso algo ocorra.

Use um apelo emocional

Exagere os fatos e um cenário particular para manipular o ouvinte que seu produto ou serviço mudará a vida da pessoa. Comece a carta, imprima o anúncio ou apresentação com um apelo emocional que exagere uma situação comum. Por exemplo, você pode começar uma apresentação perguntando "Você já se sentiu sozinho, deprimido ou como se ninguém te entendesse?". Dê seguimento à pergunta identificando-se com a audiência. Compartilhe a dor, o sofrimento ou a solidão com eles, e então ofereça uma solução. Fale sobre como o produto ou serviço mudou sua situação, e como adicionou vida e vivacidade à sua vida. Feche com um ponto de ação, convidando a audiência a participar.

Use um prazo

Use um limite de tempo para as pessoas agirem. Isto é visto nos comerciais na televisão, onde um brinde é oferecido se a pessoa responder dentro de 20 minutos. Coloque pressão na audiência para tomar uma decisão em um curto intervalo de tempo. A maior parte das pessoas responde seguindo a direção dada pela pessoa que fala.

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