Técnicas para estimular o desenvolvimento cognitivo em crianças

Escrito por dee willis | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para estimular o desenvolvimento cognitivo em crianças
As atividades educativas podem ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças (drawing image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Os primeiros anos da vida de uma criança são um furacão de desenvolvimento cognitivo. O ambiente onde ela cresce pode ajudá-la a maximizar seu desenvolvimento e a alcançar todo o seu potencial. Há uma grande variedade de atividades educativas que profissionais da área podem realizar para estimular o desenvolvimento cognitivo de seus alunos e, ao mesmo tempo, entretê-lo .

Outras pessoas estão lendo

Atividades sensoriais

As atividades sensoriais envolvem os sentidos da criança para favorecer o desenvolvimento cognitivo. Use tubos de papelão, papel e feijões para fazer chocalhos. Coloque os feijões dentro do tubo e feche as extremidades com papel para confeccionar quase instantaneamente um instrumento musical. Você também pode colar duas folhas de papel com feijões dentro para fazer um tipo de pandeiro. Crianças também aprendem fazendo bagunça. Utilizar os dedos para mexer com tintas, cola e glitter, brincar com argila ou massinha, fazer colagens com escovas de tubos, papel, lenços, pompons e feijões também pode ajudar. Fazer um alimentador de pássaros cobrindo uma pinha com manteiga de amendoim e sementes também é uma atividade sensorial educativa. Estas atividades estimulam os sentidos enquanto as crianças aprendem causa, efeito e resolução de problemas.

Conceitos básicos

Conceitos básicos são aquelas habilidades cognitivas que permitem que os indivíduos compreendam o mundo ao seu redor e se expressem através da linguagem. Crianças aprendem a classificar recortando animais de fazenda ou zoológico e os colando no local apropriado. Permita que elas pintem uma folha de papel de cinza e colem um chumaço de algodão no topo para um jogo de "O coelho está no topo / embaixo da pedra". A brincadeira também pode ser feita sem colar o algodão no papel, brincando de "Faça o coelho subir na pedra / descer da pedra / ficar sobre a pedra / ficar abaixo da pedra / ficar em frente à pedra / ficar atrás da pedra".

Brincadeiras imaginativas

Crianças adoram brincar de jogos imaginativos. Este tipo de brincadeira desenvolve o senso de resolução de problemas, pensamento criativo e habilidades sociais. Use papel para confeccionar chapéus para brincar. Por exemplo, faça um modelo em forma de cone com uma folha de papel para criar um chapéu de princesa. Faça um padrão em ziguezague para as crianças recortarem e unirem as pontas, formando uma coroa. Depois, deixe que elas inventem uma brincadeira para se expressarem. Faça fantoches com sacos de pão. Permita que elas desenhem rostos nos sacos ou façam orelhas de cachorro, gato, coelho e depois recortem e colem no fantoche.

Atividades de construção

As crianças podem utilizar itens da casa na construção de objetos para desenvolver uma série de habilidades, incluindo resolução de problemas, discriminação visual, espacial e social. Ajude-as a criar uma cidade usando caixas de papelão. Esta atividade também pode ser útil para ensinar como funciona a comunidade, deixando a criança criar postos de bombeiro, escolas, hospitais e outros locais de utilidade pública. Permita que as crianças trabalhem juntas para trabalhar a socialização. Use palitos de sorvete e cubinhos de açúcar para construir casas e castelos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível