Técnicas de modificação de comportamento para adultos

Escrito por gabriel dockery | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A modificação de comportamento adulto é o processo de mudar a maneira que um adulto responde mentalmente ou fisicamente a um estímulo específico. O processo de modificação comportamental em adultos pode ser aplicado a tudo, por exemplo, desde parar uma toxico dependência até aprender a fazer a sua cama regularmente de manhã. Embora este processo seja muitas vezes difícil em adultos, como eles já tem seus hábitos definidos, a modificação de comportamento pode ser realizada com êxito e com altos níveis de sucesso.

Outras pessoas estão lendo

Condicionamento operante

O condicionamento operante é um termo cunhado por B.F. Skinner para abranger todo o comportamento aprendido que os seres humanos e animais voluntariamente usam para "operar" no mundo. A descrição mais simplista desse processo é que as pessoas realizarão ações voluntárias para obter algo que desejam ou evitar algo que elas não querem. Por exemplo, trabalhar toda a semana concede a uma pessoa um salário. Isso é algo que ele quer e, como tal, ele executa o comportamento para vai funcionar regularmente. Por outro lado, uma pessoa pode escolher não aumentar a velocidade ao dirigir para evitar uma multa. Esse comportamento de condução adequada ajuda a evitar algo que ela não quer.

Reforço positivo

O reforço responde à pergunta clássica de "O que eu ganho com isso?", quando aplicado a um comportamento. Reforço positivo é a adição de uma experiência agradável em reação a algo que alguém fez. Para um adulto, modificar o seu comportamento pode ser tão simples como elogiá-lo pela realização de um comportamento desejável. Ressaltando o bom trabalho que um alcoólatra esteja fazendo por não beber por vários dias ou falar com um funcionário em particular e agradecer-lhe por vir trabalhar todos os dias sem faltar. Estas experiências agradáveis ajudam a reforçar a probabilidade de adultos de repetir esses comportamentos em oposição a faltar novamente no trabalho ou ir a um bar.

Reforço negativo

O reforço negativo é o processo de mudança de comportamento ao remover uma consequência desagradável se o comportamento é realizado. Evitando a perda de um aumento no salário, porque não está entregando seu trabalho a tempo ou cortar sua grama para evitar uma multa de seu locatário são exemplos de reforço negativo. O comportamento adverso é evitado realizando uma ação e, como resultado, a ação é repetida antes da reação adversa. Usar o reforço negativo para modificar o comportamento adulto não é um processo de adição de consequências negativas, mas sim apontar as consequências negativas que poderiam ser evitadas se o adulto mudasse o seu comportamento. Educar e explicar para o adulto que a perda de um aumento ou a necessidade de pagar uma multa devido a falta de cuidado com o gramado pode ser evitada se ele simplesmente mudar a forma como ele se comporta.

O problema com a punição

Muitas vezes, a ideia de punição é aplicada para alterar o comportamento do adulto. Isto raramente funciona, a mudança de comportamento deve vir antes que o comportamento seja confirmado, não como uma resposta a ele. O reforço é muito mais eficaz se destina a aumentar um comportamento onde punição procura enfraquecer um comportamento ou removê-lo totalmente, e comportamentos bem estabelecidos não são facilmente quebrados. Ainda mais, a punição é na maioria das muitas vezes temporariamente eficaz. Uma vez que passou tempo suficiente o castigo é esquecido e o comportamento volta a ser repetido muitas vezes. Considerando que, com reforço da adição positiva ou negativa, a remoção de estímulos está sempre acontecendo e consistentemente, ajudando a tornar um comportamento mais propenso a permanecer ou que volte a acontecer. O castigo é uma forma de dizer "Não faça isso!", mas muitas vezes nunca dá alternativa a comportamentos que devem ser seguidos, e ainda mais, porque não há alternativa existente na mente do adulto, ela muitas vezes será o padrão para o comportamento que apenas ela sabe que funciona.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível