Técnicas de papel machê

Escrito por nora zavalczki | Traduzido por rodrigo da silva
Técnicas de papel machê
A arte do papel machê é utilizada para fazer máscaras e outros objetos decorativos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O papel machê é uma técnica de modelagem cujo nome vem do francês, mas é uma arte originária da China. A técnica pode ser usada em esculturas ou na confecção de adereços de teatro e grandes esculturas de desfiles, sendo um material leve e durável. O papel machê foi até mesmo usado para fazer casas em meados do século 19. Objetos de papel triturado são feitos usando algumas técnicas.

Construindo uma armação de arame

A modelagem do papel machê em uma armação de arame é uma técnica adequada se você for fazer grandes esculturas, como personagens de desfile. A armação fornece uma base estável para o papel e torna mais fácil para você construir e controlar a forma da escultura. Ao invés de arames, é possível usar um também um cartão grosso, mas também pode ser mais difícil de moldar. Corte tiras de papel e aplique várias camadas em sua armação, permitindo que cada camada seque corretamente.

Modelagem

Utilize um molde para dar forma ao seu papel machê. O molde pode ser criado especificamente para este fim ou você pode improvisar e usar tigelas, balões ou outros objetos. A técnica de moldagem é adequada para projetos menores, como máscaras, bacias ou vasos. Você pode moldar o papel usando a técnica de camadas ou fazer uma pasta de papel e manuseá-la como se fosse argila. Faça a pasta triturando o papel em pequenos pedaços e embebendo-os em água por 12 horas. Retire a água restante e misture o papel com cola ou pasta de papel de parede. Depois de obter uma mistura homogênea, aperte a pasta nos moldes. Esta pasta também pode preencher as fendas que são difíceis de cobrir com as tiras de papel na sua escultura.

Construção em espiral

A construção em espiral é uma técnica utilizada em cerâmica, mas também pode ser aplicada aos projetos com machê. Cole duas faixas de igual tamanho de papel e, em seguida, torça-as para obter um fio fino. Prepare tantos fios quanto você precise e construa um vaso ou uma tigela da mesma forma que você construiria os potes de barro. Use o papel machê para colar os fios conforme você os enrola.

Preparando a pasta de papel machê

A pasta de papel machê pode variar na composição. Tipicamente, ela contém cola branca e água, mas outros materiais, tais como pasta de papel de parede, farinha ou amido de milho podem também ser utilizados na sua fabricação. A adição de óleo de linhaça à pasta torna o material mais durável e resistente ao bolor e outros fungos.