Técnicas de pintura com velaturas e aguadas

Escrito por mark kayo | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de pintura com velaturas e aguadas
Técnicas de pintura como velaturas e aguadas podem alterar o visual e a atmosfera de qualquer sala (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Técnicas de pintura aplicadas corretamente podem adicionar um certo aspecto ou mudar completamente a aparência e a atmosfera de um cômodo. A melhor coisa sobre a pintura com velaturas e aguadas é a facilidade e a simplicidade da preparação e da aplicação. Quase qualquer pessoa pode dominar a técnica básica de pintura e rapidamente ganhar a confiança necessária para projetar e criar um efeito espetacular para uma única parede ou uma sala inteira. Tinturas à base de óleo misturadas com um meio de semente de linho produzem velaturas enquanto tintas à base de água e látex diluídas com água são consideradas aguadas.

Outras pessoas estão lendo

Quando usar uma velatura

As velaturas em geral são mais transparentes que as aguadas e produzem certo brilho na cor quando aplicadas em paredes. Se for necessária uma técnica que exija que a tinta permaneça úmida e seja trabalhada por longos períodos, as velaturas à base de óleo funcionam melhor. Tempos de secagem mais longos fornecem uma das maiores vantagens à velatura. Devido à sua transparência, as camadas construtoras em cima das camadas de cor podem produzir profundidade e textura notáveis. Tintas à base de óleo também podem durar mais tempo e fornece uma superfície de tinta mais durável. Limpe a superfície, pois as tintas à base de óleo exigem diluentes ou solventes mais fortes.

Quando usar uma aguada

As aguadas são mais adequadas para os iniciantes que não possuem muita experiência com técnicas de pintura. As aguadas parecem mais delicadas que a outra técnica, são mais opacas que as velaturas à base de óleo, secarão mais rapidamente e permitirão pouco tempo de trabalho. Como secam rapidamente, as aguadas à base de látex requerem pré-planejamento. Teste e pratique a sua técnica em um painel menor ou uma superfície similar para certificar-se de que esteja trabalhando direito antes de se lançar a toda a extensão de uma parede. A tinta a látex também facilita a limpeza com água e sabão.

Pintura com esponja

Esse estilo de pintura pode funcionar quando se usa uma técnica de velatura com tinta à base de óleo ou à base de água e látex ou a técnica de aguada de acrílica. Para cada uma dessas técnicas, são selecionadas duas ou três cores. Essas cores precisam ser muito próximas no mapa de cores -- por exemplo, um amarelo limão com um amarelo apenas uns poucos tons mais escuro e outro alguns tons mais claro. Pinte a parede toda ou toda a sala na cor de valor médio. Use uma esponja marinha para adicionar as outras cores, criando uma textura interessante. Com uma velatura, as outras cores podem ser trabalhadas na tinta à base de óleo ainda úmida. Com a aguada, a camada base secará rapidamente e as outras cores poderão ser adicionadas sobre ela.

Rolo de pano

Essa técnica de velatura ou de aguada colorida requer um pouco mais de habilidade e destreza. Reserve um pouco mais de tempo para praticar e fazer essa técnica corretamente em alguns pedaços de madeira ou em um painel de parede. Essa técnica de pintura funciona melhor para velaturas, não aguadas, pois uma velatura permitirá mais trabalho. Ela começa com o uso de um rolo de pano, mergulhado em tinta e untado na parede em pequenos padrões de rosetas. A parte mais difícil é criar uma aparência uniforme na parede toda. Uma vez que a camada de base terminar, comece de novo com outro pano, usando uma cor ligeiramente mais escura ou mais clara, trabalhando as cores das tintas juntas, uma em cima da outra. O aspecto final combina textura e cor para criar uma profundidade sutil de cor, impossível em paredes pintadas por igual.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível