Técnicas de prevenção contra contaminação por micro-organismos indesejados

Escrito por elaine anderson | Traduzido por samantha g. silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de prevenção contra contaminação por micro-organismos indesejados
Manter a casa limpa é o primeiro passo na defesa contra os germes (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Micro-organismos indesejados podem contaminar sua casa através do manuseio impróprio de alimentos, propagação de doenças, desenvolvimento de mofo e purificação insuficiente do ar. Eles podem fazer com que você e sua família adoeçam e representam um risco significativo à saúde. No entanto, algumas medidas podem ser adotadas para evitar a contaminação e proteger o bem-estar de todos.

Outras pessoas estão lendo

Manuseio de alimentos

É preciso tomar muito cuidado ao manusear carnes cruas para evitar a contaminação por bactérias. E. coli e salmonela são infecções que podem ser evitadas com o manuseio correto das carnes. Lave bem as mãos antes e depois de manejar alimentos crus, especialmente carnes, e use papel toalha para secá-las. Panos de prato contêm bactérias e se algum deles entrar em contato com alimentos crus, deve ser lavado antes de utilizado novamente. Use sabão antibacteriano, limpe o balcão ou qualquer superfície que tenha tido contato com carnes cruas.

Não assuma que frutas e legumes crus estejam livres de bactérias. Antes de consumi-los, lave-os com água limpa para remover qualquer sujeira ou germes que eles possam ter adquirido durante a colheita e empacotamento.

Purificadores de ar

De acordo com a Revista de Higiene Ocupacional e Ambiental (Journal of Occupational and Environmental Hygiene - JOEH), os purificadores de ar com luz ultravioleta são eficientes na depuração de uma grande quantidade de micro-organismos do ar. Eles podem eliminar bactérias, vírus e fungos. Conforme a revista, a lâmpada UV-C, durante um teste controlado, inativou 97% das células bacterianas em um ambiente dentro de 60 minutos. No entanto, como apenas um purificador não é suficiente para proteger a casa inteira, uma vez que eles são mais eficientes em um ambiente de cada vez, será preciso múltiplos aparelhos em sua residência para garantir um alto nível de ar puro.

Contendo enfermidades

Se você ou alguém em sua casa está doente, será preciso seguir alguns passos para prevenir a contaminação por germes. Lave bem as mãos caso espirre, assoe o nariz ou tussa. Se tocar um mesmo objeto que a pessoa enferma, lave as mãos imediatamente. Jogue fora imediatamente os lenços de papel utilizados e não deixe-os em superfícies comuns, como mesas de centro. Se possível, o adoentado não deve compartilhas copos, pratos ou talheres com as outras pessoas da casa. Esterilize os termômetros antes de reutilizá-los.

Germes de bolor

A melhor forma de prevenir a contaminação por germes de bolor é prevenir as condições ideais para a proliferação do mofo. Mantenha o nível de umidade da sua casa entre 30% e 50% para evitar o acúmulo de água que pode levar ao desenvolvimento dos fungos. Remova água parada e conserte qualquer vazamento o mais cedo possível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível