×
Loading ...

Quanto tempo um peru recheado leva para assar?

Atualizado em 20 julho, 2017

Para assar um peru no forno, é preciso saber quanto tempo leva para ficar pronto. Quando maior for a ave, mais tempo será necessário para alcançar a temperatura correta. Se o peru ficar mal cozido, especialmente se tiver um recheio que também precisa chegar a uma determinada temperatura, isso pode levar a intoxicações alimentares. Tome cuidado e tenha paciência ao preparar um peru, e sempre use um termômetro para carnes para conferir tanto a carne quanto o recheio.

Peru assado no forno (Patrick Fitzgerald, via Wikipedia)

Importância

Cozinhar um peru completamente é importante por questões de segurança. O segredo é saber quantos quilos tem a ave e o tempo necessário para cozinhá-lo completamente no método que você escolheu para assá-lo. A regra de ouro é cerca de 15 minutos para cada 450 g de carne de peru. O supermercado americano Whole Foods Market recomenda adicionar cinco a sete minutos ao período de cozimento para cada 450 g se o peru estiver recheado.

Loading...

Identificação

Você pode saber quanto pesa o peru olhando o seu peso na embalagem — a maioria é vendida por quilo — ou pesando a ave em uma balança para carnes. Assim que descobrir o peso, será possível determinar o período certo de cozimento.

Tempo e temperatura

De acordo com Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos Estados Unidos, a carne de peru se torna segura para ser consumida a partir dos 73° C. Para alcançar essa temperatura, asse um peru recheado a 162° C. Asse um peru de 3,6 kg a 5,4 kg por entre três a três horas e meia; asse um peru entre 5,4 kg e 6,3 kg por três horas e meia a quatro horas. Um peru entre 6,3 kg e 9 kg levará entre quatro horas e 15 minutos a quatro horas e 45 minutos para assar, e um peru recheado entre 9 kg e 10,8 kg leva entre quatro horas e 45 minutos a cinco horas e 15 minutos para ficar pronto.

Advertência

Insira um termômetro para alimentos na cavidade do peru e no recheio e aguarde cinco minutos para conferir sua temperatura interna. Se não for maior que 74° C, continue a cozinhar a ave. Confira também as temperaturas da parte mais grossa do peito, da asa, da perna e da coxa. Quando mal cozidas, as carnes de aves como peru podem causar intoxicação alimentar. De acordo com a Universidade de Manitoba, a carne de ave mal cozida contêm dois perigosos tipos de bactérias: salmonella e campylobacter. Ambas afetam o trato intestinal e podem causar diarreia, dor de estômago e até mesmo febre e vômitos. O recheio do peru pode absorver essas bactérias à medida que a carne cozinha ao seu redor, e é por isso que um peru recheado leva mais tempo para cozinhar. É por isso também que é importante verificar se o recheio atingiu a temperatura apropriada juntamente com a carne.

Trívia

Benjamin Franklin sugeriu que o peru fosse nomeado a ave nacional dos Estados Unidos da América.

O peru mais pesado que já existiu tinha 39 kg.

Henrique VIII foi o primeiro rei inglês a comer peru e Eduardo VII o comeu durante o Natal.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...