Tema de habitats animais para a pré-escola

Escrito por daniel ketchum | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tema de habitats animais para a pré-escola
Ensine às crianças que os animais não vivem somente no zoológico (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

As crianças mais novas são fascinadas por animais e adoram aprender mais sobre o que eles comem, quanto dormem e se vivem em uma fazenda ou em uma floresta. Graças à grande variedade de animais na Terra, há muitos temas diferentes disponíveis para você, como professor, quando se trata de ensinar às crianças sobre esses animais e os habitats em que vivem.

Outras pessoas estão lendo

Animais que vivem em tocas e cavernas

Um tema a considerar para sua classe pré-escolar é a sobrevivência de animais em ambientes diferentes. Por exemplo, muitos animais passam parte de suas vidas vivendo em tocas e esconderijos. Crie diferentes dioramas em caixas de sapato que possam ser colocados em torno de sua sala de aula. Esses dioramas podem apresentar diferentes animais, de ursos a castores, que passem grande parte de suas vidas hibernando ou dentro de uma toca, caverna ou alguma outra estrutura. Você pode até mesmo ser ambicioso e criar uma réplica de uma caverna em um canto da sua sala de aula para que as crianças possam entrar.

Animais que vivem em continentes diferentes

Outro tema que pode-se usar em sua sala de aula é aquele que ensina crianças pré-escolares sobre os diversos tipos de animais que vivem em cada continente. Existem muitos tipos de projetos que podem ser desenvolvidos nesse tema. Crie um grande mapa mundi básico de parede, que seja feito de feltro, com cada continente mostrado claramente. Depois, faça uma variedade de recortes de diferentes animais e coloque velcro em cada entalhe. As crianças podem colocar os animais onde elas acham que vivem. Outra ideia é a criação de áreas em sua sala de aula que representem cada continente, usando adereços, como bichos de pelúcia e de plástico. Faça com que as crianças se reúnam ao redor de cada área para uma lição ou história que se relacione com um animal que viva naquele continente em particular.

Habitats animais ameaçados de extinção

Uma forma de apresentar aos alunos a ideia de conservação é desenvolver um tema em torno de habitats ameaçados do mundo, tais como a floresta tropical. Não é particularmente útil, em um ambiente de pré-escola, aprofundar as questões geopolíticas que cercam esses locais ameaçadas de extinção. Em vez disso, fale sobre por que esses habitats são importantes e o que pode ser feito para protegê-los. Decore uma área de sua sala de aula com grandes recortes que representem os tipos de habitats que está focando, junto com bichos de pelúcia que representem um tipo de animal que vive em cada habitat.

Animais aquáticos e aéreos

Use o tema sobre habitats animais para ensinar as crianças sobre os não mamíferos, como peixes, répteis e aves. Você também pode utilizar esse tema para ensinar às crianças que as coisas não são sempre como parecem, como o fato de que, apesar de o golfinho parecer um peixe, na verdade ele é um mamífero. Faça recortes de diferentes espécies de aves e, usando cordas, pendure-os no teto, como móbiles. Coloque uma folha contínua de papel azul na parte inferior das paredes da sala de aula e, em seguida, adicione recortes de peixes, algas, corais, polvos, tartarugas marinhas e lulas. Acima da "superfície" da água, adicione um arranjo de lírio ou dois para rãs e uma faixa de areia de praia para diferentes tipos de répteis que passam um tempo na terra, bem como na água.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível