Teor de açúcar em frutas e legumes

Escrito por lisa porter | Traduzido por ingrid furtado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Teor de açúcar em frutas e legumes
Frutas e vegetais são naturalmente doces (mango-fruits and citrus fruits image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Frutas e vegetais já saem da natureza naturalmente adoçados, assim como, em alguns grãos integrais e lácteos. Quando o açúcar é de fonte natural, possibilita uma alternativa saudável aos alimentos em que precisamos adicionar o doce, como bolos, alimentos processados e outros refinados como pães e cereais. Além disso, frutas e vegetais têm baixo valor calórico e menos gordura, no entanto, fornecem muitos nutrientes importantes.

Outras pessoas estão lendo

Açúcar em legumes

A maioria dos legumes e verduras contêm um pouco de açúcar. Uma porção de pepino, cebolinha, alface ou batata contém 1g de açúcar, de acordo com a Agência de Regulação Alimentar Americana (FDA, na sigla em inglês). Uma porção de aspargos, brócolis, couve-flor, aipo, feijão vagem verde, alface americano, rabanetes ou abobrinha contém 2 g de açúcar. Segundo a FDA, uma porção de repolho verde ou de tomate contém 3 g de açúcar,; uma porção de pimentão contém 4 g de açúcar e uma de cenouras ou de milho contém 5 g de açúcar. Uma porção de batata-doce contém 7 g de açúcar, e uma porção de cebola contém 9 g de açúcar.

Teor de açúcar em frutas e legumes
Legumes também têm açúcar (legumes image by J-F Perigois from Fotolia.com)

Açúcar em frutas

O nível de açúcar em frutas é mais elevado do que em legumes e verduras. Uma sugestão é colocar uma fruta no mingau de aveia pela manhã, como sobremesa, do que adicionar colheres de açúcar. Para se ter uma idéia, uma porção de morangos contêm contém 8 g de açúcar; uma porção de tangerina contém 9 g de açúcar, uma porção de abacaxi contém 10 g. Uma porção de melão, uva, melão ou nectarina contém 11 g de açúcar, ainda de acordo com a FDA. Mas atenção: há frutas que têm alto nível de açúcar- entre 13 a 19 gramas. Entre elas estão o pêssego, laranja, pêra, ameixa, cereja e banana. A melância e uva são ainda mais doces, com cerca de 20 g de açúcar por porção. Já as maçãs contêm 25 g de açúcar Segundo a FDA, as frutas menos açucaradas são o limão, com apenas 2 gramas de açúcar por porção, e limão e abacate não contêm açúcar.

Evite colocar açúcar nos alimentos

Especialistas sugerem que a ingestão de açúcar deve vir de alimentos adoçados naturalmente, como frutas e vegetais. A American Heart Association recomenda que a mulher limite a adição de açúcar a não mais que 100 calorias por dia, o que corresponde a a 6 colheres de chá. Já os homens devem consumir por volta de 150 calorias por dia, ou 9 colheres de chá. Para saber se um alimento embalado contém açúcar, preste atenção no rótulo: ingredientes como dextrose, frutose, glicose, xarope de milho, a maltose, lactose, o sumo de fruta concentrado, xarope de malte, melaço, mel, açúcar de sacarose indicam que açúcares foram adicionados.

Teor de açúcar em frutas e legumes
Frutas têm mais açúcar que legumes (frutas 1 image by DAVIDE CARDELLO from Fotolia.com)

Benefícios para a saúde de frutas e vegetais

Frutas e vegetais fornecem muitos nutrientes à dieta, incluindo potássio, ácido fólico, fibras e inúmeras vitaminas como A, E e C. Por isso, manter uma dieta saudável rica em frutas e legumes reduz o risco de doenças, acidente vascular cerebral, infarto, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer, incluindo o do cólon, estômago e de boca, conforme informa departamento de agricultura americano (USDA). Além disso, o consumo de alimentos ricos em potássio- presente em frutas e vegetais- também pode reduzir o risco de pedras nos rins e pode prevenir a perda óssea, diz o USDA. Para quem está pensando em perder uns quilinhos, consumir alimentos de baixo valor calórico e ricos em fibras pode ajudar a manter a sensação de saciedade o que traz benefícios para o controle de peso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível