Teoria e estrutura celular

Escrito por kate prudchenko Google | Traduzido por amanda artuni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Teoria e estrutura celular
As células são a unidade básica de organização, estrutura e fisiologia dos organismos vivos (chlorophylle image by razorconcept from Fotolia.com)

A teoria celular foi desenvolvida a partir do resultado de observações iniciais em microscópios. De acordo com a Universidade da Califórnia em Davis, a teoria celular possui três conceitos básicos: todos os organismos são compostos de uma ou mais células, a célula é a menor unidade com propriedades de vida, e a vida continua como resultado da divisão e do crescimento de células individuais.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

A teoria celular é muitas vezes referida como a doutrina da célula. O conceito de que todos os organismos são compostos de unidades similares chamadas de células foi originalmente formulado por Matthias Jakob Schleiden e Schwann Theodor em 1839. Esta teoria foi desenvolvida antes de outras teorias importantes na biologia, incluindo a teoria sobre a evolução de Charles Darwin formulada em 1859.

História

Em 1838, Schleiden, um botânico, e Schwann, um zoólogo, tiveram uma conversa a respeito de seus respectivos estudos sobre células. De acordo com Charles Mallery do Departamento de Biologia da Universidade de Miami, Schwann notou semelhanças entre as células vegetais, que Schleiden descobriu, e suas próprias observações de células em tecidos animais. Eles seguiram para o laboratório de Schwann e escreveram, no ano seguinte, um livro sobre células vegetais e animais.

Características

As conclusões de Schwann e Schleiden afirmam que as células são a unidade básica de organização, estrutura e fisiologia dos organismos vivos. A célula atua como uma entidade única e, ao mesmo tempo, como um componente na construção de um organismo, além disso, é resultado da formação livre de células, como os cristais. Hoje, os biólogos sabem que as duas primeiras afirmações são verdadeiras, no entanto a terceira está incorreta. Na verdade, Rudolph Virchow, sugeriu uma descrição mais precisa da geração celular, afirmando que "todas as células surgem a partir de células pré-existentes."

Considerações

Enquanto os três conceitos listados são os princípios fundamentais, a teoria celular possui ainda outras três declarações que contribuem para a formação de uma imagem mais completa da estrutura celular. Segundo esses princípios as células contêm informações hereditárias que passam de uma célula para outra durante a divisão celular. Além disso, é considerado que todas as células possuem a mesma composição química e todo o fluxo de energia (particularmente o metabolismo e as reações bioquímicas) ocorre dentro das células.

Estrutura

As células possuem basicamente três coisas em comum: uma membrana celular que seleciona o que pode entrar e sair da célula; um citoplasma, que é a parte da célula delimitada pela membrana celular; e um DNA, que é o material genético da célula. Além disso, as células são divididas em dois tipos, procariotas (células simples, como as bactérias) ou eucariotas (células mais complexas, como as plantas).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível