Mais
×

Você pode ter algumas sensações na língua por causa do refluxo?

Atualizado em 17 abril, 2017

Refluxo ácido, também conhecido como DRGE (doença de refluxo gastroesofágico), é um distúrbio gastrointestinal caracterizado pelo fluido estomacal que sobe até o esôfago e causa uma sensação de formigamento, queimação na língua e outros sintomas. Normalmente, é uma condição crônica que dura por toda a vida.

O refluxo ácido é um distúrbio gastrointestinal caracterizado pelo fluido estomacal subindo até o esôfago (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Causas

De acordo com o Dr. Leo Galland, um clínico geral credenciado, e seu filho, Jonathan Galland, um escritor de saúde, o refluxo ácido é normalmente causado por um mau funcionamento do esôfago que regurgita o ácido dentro do estômago, movendo-o para cima. Não se sabe por que o esôfago não funciona corretamente em quem sofre de refluxo. Outras causas que afetam a válvula do esôfago são as hérnias de hiato, úlceras pépticas e gravidez.

O refluxo é causado por um mau funcionamento do esôfago que regurgita o ácido dentro do estômago (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Sensações na língua

De acordo com a Clínica Mayo, às vezes o refluxo ácido pode causar sensações anormais na língua, como formigamento, ardor, desconforto geral e dor. Quando o ácido do estômago sobe pelo esôfago para dentro da boca, isso pode causar irritação das mucosas e levar à queimação e formigamento. Essas sensações são, às vezes, também chamadas de síndrome da ardência bucal.

O refluxo ácido pode causar sensações anormais na língua (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Síndrome da ardência bucal

A principal sensação da língua associada com refluxo ácido é a de queimação, que pode afetar a língua inteira ou apenas uma parte dela, como a ponta. As sensações, às vezes, podem abranger a garganta, gengivas, lábios e palato. Alguns doentes a descrevem como dolorosa, semelhante a escaldar a língua em um copo de café quente, chá, sopa ou outro líquido quente. Outros sintomas da síndrome de ardência bucal podem incluir inchaço ou vermelhidão.

A principal sensação da língua associada com refluxo ácido é a de queimação (Creatas/Creatas/Getty Images)

Tratamentos

Os Gallands recomendam mudanças na dieta como o principal meio de tratamento da doença de refluxo. Eles aconselham os pacientes a comerem algumas refeições pequenas por dia, evitar alimentos ricos em gordura ou ácidos, como frutas cítricas, e evitar alimentos que podem irritar o esôfago, como alimentos picantes ou azedos. Tratar o refluxo ajudará a eliminar as sensações de queimação e formigamento na língua. Em casos de queimação na língua severamente dolorosos, os médicos podem prescrever medicamentos como Benadryl ou um esteroide.

As mudanças na dieta são o principal meio de tratamento do refluxo (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Advertências

Consulte o seu médico para um diagnóstico adequado e opções de tratamento. Pode haver uma causa subjacente para as sensações anormais na língua que não esteja relacionada ao refluxo ácido, e só o médico poderá identificá-la. Evite a automedicação até consultar-se com um médico.

Consulte o seu médico para um diagnóstico adequado e opções de tratamento (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article