×
Loading ...

Como testar uma chave contatora

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As chaves contatoras são usadas para ligar e desligar, remotamente, circuitos elétricos. Elas funcionam exatamente como um relé, embora suportem correntes maiores.
A bobina interna delas consiste de muitas espiras e é energizada por uma baixa tensão. Uma parte móvel é mecanicamente conectada a um conjunto de discos de cobre (conhecidos como contatos) com uma mola. Quando a bobina é energizada, a parte móvel empurra a mola e fecha o contato. Quando a alimentação da bobina é cortada, a força da mola faz com que os contatos voltem a posição normalmente aberta. Os contatos, dois para cada interruptor, são identificados como entrada e saída. A entrada é onde entra a linha de alimentação e a saída é onde sai a alimentação para o aparelho a ser controlado. As contatoras podem ter muitos contatos ou interruptores.

Instruções

As chaves contatoras são usadas para ligar circuitos elétricos (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Remova toda a alimentação da entrada da chave contatora. Utilizando a chave de fenda, remova os fios da entrada. Identifique os fios, se necessário, com a fita adesiva e a caneta: escreva E1 (entrada 1), E2 e E3 na fita adesiva e cole-a nos fios correspondentes.

    Loading...
  2. Aforuxe os parafusos e remova os fios da saída da chave contatora. Identifique cada fio como no passo 1, mas, desta vez, com S1, S2 e S3. Os fios deixados na chave podem levar à uma falsa leitura nos próximos passos.

  3. Energize a bobina da contatora através do interrruptor de controle. Você deve ouvir um "click" e um zumbido vindo da chave. Algumas contatoras têm um indicador visual ou um atuador manual que se move fisicamente quando a bobina é energizada.

  4. Ligue o multímetro e selecione a escala de resistência. Coloque a ponta de prova vermelha no conector da escala de resistência (ohm) e a ponta de prova preta no comum. Em seguida, junte as duas pontas das ponteiras. O multímetro mostrará 0 ohm ou um curto.

  5. Teste cada ponto de E1 a S1: coloque a ponteira vermelha em E1 e a preta em S1. O multímetro deve ler 0 ohm. Faça o teste em cada par de contatos – E1 com S1, E2 com S2 e E3 com S3. Cada par deve ter 0 ohm. Se algum dos contatos não tiver 0 ohm, então ele está ruim. Talvez seja necessário trocar os contatos.

  6. Observe todas as leituras do multímetro. Se todas elas não derem 0 ohm ou um curto, a bobina pode não estar bem conectada aos contatos. Desligue e ligue a alimentação da contatora. Você ouviu um clique? Se não, cheque a tensão na bobina.

  7. Mude a escala do multímetro para volts e alimente a bobina. Feito isso, encoste as ponteiras uma em cada terminal da bobina. O multímetro deve mostrar a tensão fornecida. Ache o valor da tensão de alimentação. Se a tensão estiver certa e a bobina ainda não tiver fechado, desenergize a bobina.

  8. Tire os fios da bobina usando a chave de fenda. Coloque o multímetro na escala de ohms como no passo 4, e encoste as ponteiras nos terminais da bobina como se fosse ler a tensão, mas com o multímetro em ohms. O multímetro deve mostrar de 10 a 100 ohms. Caso ele não mostre isso, a bobina está ruim e precisa ser trocada.

Loading...

Dicas

  • Ruídos ou vibrações na chave contatora podem ser o resultado de poeira ou detritos no seu interior, por isso limpe-a.
  • Centelhamento nos contatos indicam carbonização ou corrosão dos mesmos. Por isso, remova os contatos e limpe-os com uma lixa de esmeril ou uma lima fina.
  • Contatos que ficam presos quando a chave fecha indica que a mola está quebrada ou que há detritos no mecanismo. Limpe ou troque a mola.
  • Centelhamento no parafuso do terminal é um sinal de sobrecorrente consumida pelo equipamento ligado à contatora. Algum dano interno pode ter acontecido na chave, então troque-a.
  • O centelhamento no terminal é observado através de uma camada escura de carbono – que é um bom condutor de eletricidade – na frente da chave.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Fita adesiva transparente
  • Caneta
  • Multímetro

Referências

Loading ...
Loading ...