Como testar a habilidade cinestésica

Escrito por teresa dashwood | Traduzido por nicolas sales
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Como testar a habilidade cinestésica
Testar a habilidade cinestésica pode ser uma atividade divertida em sala de aula (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A teoria da Inteligência Múltipla (IM) foi desenvolvida pelo Dr. Howard Gardner da Universidade de Harvard, e foi observada em seu livro "Frames of Mind" de 1983. Gardner notou que testes com caneta e lápis favoreciam a linguística e a força lógica/matemática enquanto excluía outros tipos de inteligência. Ele identificou essas como musical, interpessoal, intrapessoal, espacial e corporal-cinestésica. Em especial a inteligência cinestésica, a habilidade de controlar emoções físicas com metas e objetivos claros, frequentemente relacionados a esportes, danças e qualquer hobby ou profissão que necessita de destreza.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Comece com uma avaliação formal da habilidade cinestésica. Usando uma lista de nomes dos estudantes, proceda com as atividades em sala de aula normais. Anote o comportamento de cada estudante durante a aula. Os estudantes com habilidades cinestésicas frequentemente têm dificuldade em ficar quietas nas atividades. Esses estudantes podem estar balançando as pernas, mexendo a cabeça e arrumando os livros, canetas ou papeis em suas mesas. O aprendiz cinestésico gosta de bater o pé, os dedos ou os lápis. Durante o intervalo, você pode observar estes aprendizes se envolvendo em atividades de habilidades físicas. A maior pista é a incapacidade de ficar quieto. Estes estudantes irão se beneficiar de atividades que permitem o movimento na classe, como pendurar posteres, decorar para ocasiões especiais ou trabalham em grupos móveis.

  2. 2

    Teste toda a classe procurando a habilidade cinestésica com um registro IM. Nesse cenário, explique sobre a teoria da IM. Discuta como educadores mudaram suas crenças de que a inteligência era estática e fixa, para respeitar atividades alternativas que demonstram inteligência. Fale sobre como essas inteligências podem ser desenvolvidas. Usando uma folha de registro da IM, convide os estudantes a completar o registro na aula. Esta atividade pode criar discussões animadas enquanto os estudantes vão respondendo as questões e anotando seus pontos. Colete os pontos e anote os estudantes que se identificam como tendo a habilidade cinestésica, assim como aqueles que querem desenvolver a sua. Continuando no assunto, teste outros registros da IM para dar aos estudantes uma ideia da fluidez de suas inteligências.

  3. 3

    Selecione algumas das muitas avaliações de IM online para determinar a habilidade cinestésica. Os estudantes podem fazer estes testes individualmente, durante a aula ou então em estudos independentes. Eles clicam em qualidades que descrevem suas atividades de aprendizado preferidas. Depois de completar a avaliação online, eles recebem uma pontuação e comentários de acordo com cada uma das Inteligências Múltiplas. Os estudantes devem reportar a pontuação a você, e você pode anotar a auto-avaliação deles sobre sua habilidade cinestésica. Forneça uma variedade de links para o estudantes entrarem. Estas avaliações reforçam a noção de que as inteligências, como a cinestésica, estão em estágios de constantes mudanças enquanto os estudantes desenvolvem suas habilidades.

Dicas & Advertências

  • Encoraje os estudantes a manter um diário ou registro das suas pontuações IM e sua opinião sobre os testes. Os estudantes podem também fazer testes em casa com seus familiares, e discutir os resultados.
  • Lembre aos estudantes, professores, administradores, pais e guardiões de que a inteligência não é fixa, e os estudantes podem desenvolver suas habilidades.

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