Como é um teste com contraste para reversão de ileostomia?

Escrito por andy pasquesi | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como é um teste com contraste para reversão de ileostomia?
A reversão de ileostomia requer acompanhamento médico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Antecedentes

Quer seja usado no tratamento de doença de Crohn ou câncer de cólon, uma ileostomia é um procedimento em que uma seção do intestino delgado é puxada através da pele e aberta com um orifício especial denominado um "estoma". Um médico prende um dispositivo médico especial (conhecido comumente como um "saco") ao abdome, permitindo que resíduos fecais (ou "fezes") do trato gastrintestinal saiam do corpo através do estoma, em vez do intestino grosso e ânus.

Quando médico e paciente decidem que é hora de "reabrir" o intestino grosso para uso, um cirurgião realiza uma inversão da ileostomia. Outros nomes comuns para este procedimento incluem "fechamento de ileostomia" e "Anastomose Anal de Bolsa Ileal".

Antes que um cirurgião possa realizar uma inversão de ileostomia, ele solicitará um "pouchograma" -- um raio X fluoroscópico que requer um "corante de contraste" com bário a ser enviado ao intestino delgado através do estoma. Ao contrário das imagens estáticas produzidas por imagiologia por raios X tradicional, a fluoroscopia permite que as imagens sejam tiradas em sucessão rápida, proporcionando uma animação dos intestinos e estoma em ação. Os raios X fluoroscópicos permitirão que o cirurgião observe o quão bem a ileostomia cicatrizou e se houve alguma complicação, tal como vazamentos, estenoses (estreitamento do intestino), fístula vaginal (uma ligação acidental formada entre o intestino e a vagina) ou cicatrização excessiva.

Preparo

Durante as 24 h que antecedem o teste, não é permitido que o paciente coma alimentos sólidos ou beba produtos lácteos. Em vez disso, ele só poderá beber líquidos fluidos (ou seja, sem polpa), tais como suco, chá, café, bebidas gaseificadas e caldo. Depois da meia-noite, ele não pode comer ou beber qualquer coisa. No entanto, os medicamentos diários podem ser tomados com uma quantidade muito pequena de água.

Administração do corante

Na sala do radiologista, o paciente removerá todas as roupas e joias antes de colocar um avental de papel. Na sala de fluoroscopia, o paciente se deita em cima da mesa radiográfica, enquanto uma enfermeira remove do paciente o saco e acessos de um cateter para o estoma. Um saco suspenso de solução de corante de bário equipado com um sistema de gotejamento por gravidade é conectado ao cateter. Uma vez que o corante foi totalmente drenado para o intestino delgado, o radiologista pedirá ao paciente para deitar sobre um lado enquanto o fluoroscópio registra imagens. O paciente, então, muda de lado e provavelmente tomará várias outras posições para fluoroscopia. Nota: O corante de contraste causará cólicas leves a graves no intestino delgado, de modo que os pacientes podem sentir algum desconforto.

Remoção do corante

A fluoroscopia leva cerca de 30 minutos, então, o cateter é removido. Em geral, a enfermeira reconecta o saco ao estoma, de modo que o paciente possa drenar o corante do estômago e descartá-lo no banheiro. O paciente pode, então, vestir-se e ir para casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível